O destino de qualquer economia é determinado por fatores relacionados à sua capacitação tecnológica e consequente aptidão para criar soluções inovadoras de forma sistêmica.

Na semana passada (02 e 03) teve lugar a XV Feira Eletrometalmecânica de Inovação, promovida pelo Inovemm – Ecossistema EletroMetalMecânico, com a realização do Sindimetal, Sebrae e apoio do Senai, em que a tônica foi a construção de um ambiente propício a geração de soluções inovadoras.

Recursos e estratégia...

Em livro recentemente lançado, "A arte da superação econômica: barreiras, desvios e saltos em sistemas de inovação" (tradução livre), o economista e professor coreano Keun lee, aponta que a transição de uma economia de renda média para uma economia de renda alta exige sofisticada mobilização de recursos e pensamentos estratégicos.

... para superar a estagnação.

Lee descreve economias que superaram níveis de subdesenvolvimento mas acabam estacionadas na renda média por incapacidade de desenvolverem força própria de inovação, o que ele chama de ‘armadilha da renda média’.

Empreendedores visionários ...

Para vencer tal marasmo econômico é preciso que atividade empresarial esteja preparada para manufaturar e prestar serviços engendrados a partir do uso intensivo do conhecimento científico e tecnológico.

... com suporte das universidades.

Compete às Universidades o papel de agente promotor de desenvolvimento de uma sociedade do conhecimento, visto sua capacidade de transferir seus saberes para o setor manufatureiro por meio do ensino, da pesquisa e da extensão.

Um passo foi dado ...

Além de ter oportunizado apresentações e depoimentos de pessoas locais e de fora como Jorge Almeida Guimarães, Peter Kronstrom, Allan Costa, Arthur Igreja, Cesar Belinatti, Kim Robert, Márcia Manfrin e Marco Kumura, a feira permitiu uma aproximação muito provocativa entre a academia e as empresas.

... para uma interação prática.

Tendo como propósito uma aproximação eficaz entre teoria e prática, as engenharias da UTFPR foram colocadas frente a frente com os problemas do chão de fábrica das empresas.

De um lado as empresas...

As empresas receberam o convite para trazer problemas e dificuldades enfrentados na manufatura de seus produtos e na gestão da produção.

... e de outro as EJs...

As Empresas Junior das Engenharias de Produção, Mecânica, Materiais, Ambiental, e Química, cada uma contando com o suporte de seus orientadores, recebiam a demanda da empresa segundo o tipo de problema que deveriam buscar solução.

... na busca de soluções inovadoras.

Ainda é cedo para saber o quanto destas demandas serão atendidas, mas seguramente, um passo importante para a aproximação entre academia e setor produtivo foi dado.

Protagonistas de nosso destino

Mais que nunca percebe-se uma Londrina planejando as próximas décadas buscando na inovação e na tecnologia, atender as demandas do mercado e da sociedade.

Marcos J. G. Rambalducci - Economista, é Professor da UTFPR. Escreve às segundas-feiras.