Caminha célere para sua finalização o Plano Estratégico que está sendo conduzido pela MacroPlan e que ditará as estratégias para o desenvolvimento da Londrina que queremos para os próximos 20 anos.

Sua construção é realizada envolvendo todos os segmentos da sociedade e precisa da participação de todo e qualquer cidadão que se preocupe com o lugar em que vive.

Mas nosso cotidiano por vezes nos absorve de tal maneira que acabamos por deixar coisas importantes para traz. Então faço aqui um apanhado daquilo que já está pronto para te deixar a par do processo e os próximos passos.

O MasterPlan - Londrina 2040 ...

Em outubro do ano passado era assinada a ordem de serviço que autorizava a elaboração e implantação do Planejamento Estratégico para o Município, para as próximas duas décadas, pela Macroplan, empresa vencedora da licitação.

... desenha a cidade que queremos...

Este Plano Estratégico conterá direcionadores que vão orientar a implantação de projetos nas mais diversas áreas, com foco naquilo que a sociedade definir como seus pilares de desenvolvimento.

... e a define em uma frase.

O título desta coluna foi tomado da proposição que sintetiza a visão da cidade que queremos, definida a partir das várias oficinas realizadas com representantes de toda a sociedade – Uma Londrina inovadora, sustentável e com vida de qualidade.

Londrina inovadora...

Para não ser somente um jogo de palavras é preciso definir os termos. Por cidade inovadora entenda-se: uma cidade criativa e inteligente em todas as áreas, tecnologicamente avançada e com ambiente de negócios favorável à inovação e criatividade.

... sustentável ...

Uma cidade economicamente dinâmica, com oportunidades iguais para todos e com suas

riquezas ambientais preservadas e valorizadas.

... e com vida de qualidade.

Uma cidade humana, que provê acesso universal à educação, saúde, cultura e lazer, preserva a diversidade e a vida em comunidade, oferta trabalho e renda e promove segurança e bem estar em todas as fases da vida e para todos os extratos da sociedade.

Desafio fracionado em 6 áreas ...

Para alcançar tal propósito, desenhado nesta visão de futuro, ela foi dividida em 6 grandes blocos assim definidos: a) inovadora e criativa; b) planejada e sustentável; c) dinâmica e conectada; d) saudável e pacífica; e) protagonista e eficiente; e f) educadora e inclusiva.

... dando origem a projetos estratégicos ...

Cada um destes temas foi estudado em conjunto com a sociedade e deu origem a 84 projetos estratégicos, dos quais 10 deles foram selecionados para um maior detalhamento.

... dos quais destaco três.

Plano de Industrialização de Londrina; Revitalização e Proteção de Parques e Áreas Verdes; e Criação de um Núcleo Integrado de Segurança Pública.

Pincei estes somente para chamar sua atenção da dimensão e impactos que resultarão do que for definido nas oficinas.

Momento de definições...

Estas oficinas, reunindo especialistas de cada área, tomados de dentro de nossa sociedade, acontecerão a partir desta semana e tem por objetivo pormenorizar os procedimentos que permitam alcançar os objetivos propostos.

... que exige participação...

O sucesso do MasterPlan Londrina 2040 exige o esforço coordenado de planejamento e o desenvolvimento de ações integradas entre os mais diversos setores econômicos e grupos sociais.

... de todos.

E todos nós podemos e devemos participar desta construção. Acesse o link 2040.londrina.pr.gov.br, onde encontrará toda a documentação do que já foi construído e a forma de dar sua contribuição.

Não deixe que outros definam o que é importante para você.

...

Marcos J. G. Rambalducci - Economista, é Professor da UTFPR. Escreve às segundas-feiras.

...

A opinião dos colunistas não reflete, necessariamente, a da Folha de Londrina.