O Núcleo de Desenvolvimento Empresarial (NDE) de Londrina, capitaneado pela ACIL, é o articulador de alguns dos principais projetos econômicos da cidade.

Formado por representantes de entidades locais, o Núcleo tem reuniões semanais, focadas no aperfeiçoamento de políticas de desenvolvimento sustentável local.

No início deste mês (3) o NDE recebeu o Sr. Mario A. Sandri da empresa Owens Corning, maior fabricante mundial de compósitos de fibra de vidro, para compartilhar de suas percepções e visão, e o que expôs merece atenção.

A Owens Corning ...

Com sede na cidade de Toledo, Ohio, EUA, a Owens Corning é uma empresa americana que desenvolve e produz isolamento, telhados e compostos de fibra de vidro, sendo a maior fabricante mundial deste material.

... conta com um norte paranaense ...

Nascido em Faxinal e formado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná, Marcio A. Sandri é presidente da divisão de compósitos da Owens Corning na cidade americana e teve oportunidade de atuar em vários outros países como México e China.

... e nós, com uma irmã americana...

E vale lembrar que em abril de 1976, na administração José Richa, as cidades de Londrina e Toledo tornaram-se cidades-irmãs, com o propósito de expandir a relação entre ambas, tanto no nível econômico quanto cultural e político.

..., só faltava a ocasião.

Com estes pontos de convergência, nada mais natural que ouvir a experiência de um nato, aculturado nos negócios em ambiente internacional. A oportunidade ocorreu neste mês quando Sandri veio à cidade visitar parentes. E foi esclarecedor demais.

Para atrair investimentos ...

Quando questionado sobre o que uma cidade precisa ter para atrair novas empresas, foi pontual: Logística, mão-de-obra e incentivos. Qualidade de vida completa o cenário para colocar uma cidade no radar de novos investimentos produtivos.

... logística em primeiro lugar.

Por logística entenda-se o conjunto de métodos e meios destinados a fazer o que for preciso para entregar os produtos certos, no local adequado, no tempo combinado. Cadeia de suprimentos, Gestão de frotas e Modais de Transporte são alguns dos conceitos-chave da logística.

Nos falta um rodoanel ...

E quando perguntado sobre o que nos falta para atrair novos investimentos, não hesitou – Logística. E ilustrou com a seguinte cena: Na fábrica em Toledo são 200 caminhões entrando e saindo todos os dias. Imagina, esta movimentação em Londrina que não conta com um anel rodoviário?

... e atenção ao modal ferroviário.

Questionado sobre o transporte por ferrovia, não deixou dúvidas – todas as unidades fabris da Owens Corning ao redor do mundo contam com um ramal ferroviário dentro da própria indústria, por onde trafega a matéria prima e produtos acabados.

E uma dica de ouro.

No momento de apresentar a cidade, mostre a qualidade e a competência de seu ensino básico. Para quem vem fazer investimentos de longo prazo, estas escolas são mais importantes que o próprio ensino universitário.

Deixou o recado ...

Informações preciosas de quem ama nossa terra e conta com enorme experiência em conhecimento de negócios e estratégia empresarial. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

E não ficou só nisso.

Sandri se comprometeu em ajudar na promoção do intercâmbio entre as cidades de Londrina e Toledo, começando pela administração pública.

Londrina, além de pujante, tem sorte.