O resultado do Cadastro de Empregados e Desempregados – Caged, divulgado semana passada (17), apontou saldo positivo de 157.213 na geração de empregos com carteira assinada em setembro, no País. Este é o maior saldo positivo dos últimos seis anos.

Bruno Mologni, do Núcleo de Pesquisas Econômicas Aplicadas - NuPEA da UTFPR-LD é o responsável por acompanhar esta evolução para a RML, e traz algumas observações importantes desta recuperação para nossa cidade e região.

As cinco maiores cidades da RML, ...

Do total de das 25 cidades que compõem a Região Metropolitana de Londrina -RML, este acompanhamento contempla as cinco maiores – Londrina, Arapongas, Cambé Rolândia e Ibiporã, que juntas representam 82% de sua população e 86% de seu PIB.

... a origem dos dados...

A fonte básica de dados analisados é a Relação Anual de Informações Sociais - RAIS que dá origem ao Cadastro Geral de Emprego e Desemprego - Caged, divulgado mensalmente com informações de admissões e desligamentos de trabalhadores.

... e segregados em oito setores

A variação do emprego formal - aquele com carteira assinada, é dividido em oito setores: extrativo mineral, indústria de transformação, utilidade pública, construção civil, comércio, serviços, administração pública e agropecuária.

Maior que o ano passado ...

O resultado do emprego formal no mês de setembro, considerando estas cinco cidades trouxe um saldo positivo de 844 postos, 45,3% maior que no mesmo mês do ano passado (581) e 36,4% maior que agosto (619).

... e o maior já registrado

Além de ser maior nessa comparação é também o maior saldo já registrado para este mês; somente tendo comparação com setembro de 2013 quando foi gerado um saldo positivo de 780 postos com carteira assinada.

Maior gerador de empregos formais ...

A industria de transformação, embora represente somente 32,8% do PIB destas cidades, foi responsável pela geração de 47,2% do resultado positivo de empregos com carteira assinada em setembro.

...merece uma análise...

Cidades em que a participação da indústria de transformação no PIB é mais acentuada, tiveram melhor desemprenho na geração de empregos formais, apontam os dados.

... considerando PIB% X empregos...

Arapongas, com 33% de seu PIB originado da indústria, teve crescimento de 0,71% no emprego formal, Rolândia com 31%, cresceu 0,61%, Cambé com 20% cresceu 0,69%.

... e Londrina perde na comparação ...

Já Londrina, cuja participação da indústria representa 16,7%, teve como crescimento do emprego formal em setembro 0,23%, 1/3 do crescimento na comparação com as três cidades acima.

... sinalizando para onde devemos olhar

Um único mês não permite tirar conclusões definitivas, mas serve para prestarmos atenção no grau de importância a ser dado a este setor se queremos nossa cidade, gerando emprego e renda.

A construção civil dá as caras

Outro resultado a se comemorar é a recuperação dos empregos formais na construção civil que encerrou setembro com saldo positivo de 107 empregos, considerando as cinco cidades em análise, confirmando os saldos positivos dos últimos seis meses.

Tudo aponta que teremos o melhor Natal dos últimos anos. Que as bênçãos divinas pairem sobre nós.

MARCOS J. G. RAMBALDUCCI, economista, é professor da UTFPR. Escreve às segundas-feiras