A economia caminha para um processo de recuperação que pode ser observado pelo desempenho da indústria e pelos indicadores de emprego com carteira assinada, mas isso não ocorre de forma homogênea e alguns setores ainda vão sofrer bastante.

Industria nacional desabou...

O mês de abril indicou o fundo do poço para a Industria nacional, quando a Utilização da sua Capacidade Instalada -UCI, índice que mede o nível de atividade do setor caiu para 49% no desempenho nacional, segundo o Confederação Nacional da Industria -CNI.

... e Londrina acompanhou

A pesquisa mensal que mede a atividade da Industria Eletro Metalmecânica, uma parceria do NuPEA com o SINDIMETAL Norte, mostrou que em Londrina a situação não foi diferente, com o nível de ocupação caindo para 52% de sua capacidade.

Mas recuperou atividade...

No entanto, tão logo pôde contar com um mínimo de normalidade, mostrou sua capacidade de reação e em maio já crescia sua atividade para 75% em Londrina e 55% no indicador nacional.

..., se consolida...

Em junho a utilização da planta chegou a 80% em Londrina e 62% no Brasil. Os números de julho mostram que a recuperação é consistente, com Londrina mantendo sua ocupação em 80% e o Brasil subindo para 67%.

... e gera mais emprego formal

Na sexta-feira (21) o CAGED trouxe a comprovação desta recuperação ao mostrar que o número de empregos formais no Brasil aumentou em 131 mil postos de trabalho com carteira assinada em julho, sendo que a indústria respondeu por 41% deste total.

Londrina na mesma balada...

Em Londrina o número total ainda foi negativo em 35 postos de trabalho, mas foi a indústria que segurou para que esse número ficasse próximo a estabilidade na medida que criou 161 postos com carteira assinada, seguido da construção civil com mais 142 empregos.

..., mas atrás de outras cidades da RML

O saldo na geração de empregos, considerando as 5 maiores cidades da Região Metropolitana de Londrina, foi de 1.386 postos com carteira assinada, sendo que o setor industrial criou sozinho 1.412 destes empregos, compensando a perda em outros setores.

Mais indústria, mais emprego

Este indicador mostra como a indústria é importante na recuperação de economias que vivenciaram crises como esta. Arapongas que tem 32% de seu PIB proveniente da indústria gerou saldo positivo de 686 empregos e em Rolândia com 33,5%, teve saldo positivo de 441 postos de trabalho.

O setor de serviços ainda padece...

Na contramão desta recuperação está o setor de serviços que em Londrina fechou 333 empregos. Isso ocorre porque quando cai a renda das pessoas a demanda por serviços acompanha essa queda.

... especialmente as escolas

Com famílias perdendo renda e as escolas sendo mantidas fechadas, não há como reter funcionários. Londrina desligou, somente em julho, 236 profissionais de educação, sendo que 152 somente do Ensino Superior.

Agosto será positivo

Mas não tenho dúvidas que nossa cidade trará números positivos no resultado de agosto, inclusive no setor de serviços, especialmente se a indústria e a construção civil mantiverem o mesmo ritmo de recuperação.

Marcos J. G. Rambalducci, economista, é professor da UTFPR. Escreve às segundas-feiras.