No início do mês a Empresa de Consultoria Urban Systems, especializada em análise de dados demográficos publicou ranking que ordena os 677 municípios com mais de 50 mil habitantes de acordo com seu nível de inteligência e conectividade.

Denominada pela empresa de Ranking Connected Smart Cities, esta classificação colocou Londrina na 34ª cidade mais inteligente do Brasil. O conceito de Smart Cities ou Cidades Inteligentes é ainda pouco conhecido e merece ser explorado.

Conceito ainda em construção.

Ainda falta consenso em relação a definição do que seja uma Cidade Inteligente mas em um ponto todos concordam: é a visão holística deste espaço geográfico que abrange indivíduos, instituições e tecnologia.

Entre a definição da União Europeia ...

Cidades Inteligentes são sistemas de pessoas interagindo e usando energia, materiais, serviços e financiamento para catalisar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida.

... fico com a da Urban Sistems...

As cidades inteligentes são aquelas que se apoiam na tecnologia para promover um desenvolvimento social e econômico sustentável, tendo a sustentabilidade econômica como base da sustentabilidade ambiental e social.

... similar ao meu entendimento.

Pois advogam não ser possível que municípios atinjam sustentabilidade ambiental ou social, sem a base de um desenvolvimento econômico que garantirá uma reprodução dos ganhos nas outras esferas.

As 10 mais inteligentes do mundo...

Segundo o Ranking elaborado pela Universidade de Navarra, na Espanha, as cidades de Londres e de Nova York se revezam na disputa do título de cidade mais inteligente do mundo. Na publicação de 2020 a ordem é esta: Londres; Nova York; Paris; Tóquio; Reykjavik; Copenhague; Berlim; Amsterdã; Singapura; e Hong Kong.

... e a razão para estarem lá.

O que leva estas cidades a serem consideradas inteligentes são: a) nível de educação da população, b) o acesso a serviços de internet; c) saneamento básico, d) disponibilidade de serviços de mobilidade e; e) economia compartilhada.

Sobre o indicador nacional ...

Para a elaboração do Ranking Connected Smart Cities a Urban Systems utiliza metodologia própria composta de 75 indicadores divididos entre 11 eixos: Urbanismo; Tecnologia e Inovação; Saúde; Segurança; Economia; Mobilidade; Meio Ambiente; Empreendedorismo; Educação; Energia e Governança.

... qual a nossa posição ...

Londrina está classificada em 34º entre as 677 cidades analisadas, em 10º entre as cidades do sul do país e em 22º quando consideradas as cidades com mais de ½ milhão de habitantes.

... e onde Londrina vai bem ...

Nossa cidade se sobressai no eixo Saúde com a 14ª posição - destaque para agendamentos online de consulta na rede de saúde pública; e no eixo Economia na 20ª posição - destaque para independência do setor público onde 94% das empresas são do setor privado.

... e onde vai mal.

Vamos mal no eixo Segurança – destaque para a falta de um Centro de Controle e Operações e no eixo Mobilidade – destaque para a falta de ciclovias, de semáforos inteligentes e de outros modais de transporte coletivo.

Quem não mede não gerencia.

É certo que distintos institutos poderão trazer diferentes ordens de classificação. Independentemente do quão assertivo possa ser um indicador, é importante que estas medições sejam realizadas, divulgadas e principalmente que sirvam de orientação para as políticas públicas.

Marcos J. G. Rambalducci - Economista, é Professor da UTFPR. Escreve às segundas-feiras.

...

Os artigos publicados não refletem, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina.

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1