Londrina, seguindo o mesmo comportamento verificado no varejo nacional, apresentou um desempenho abaixo do esperado nesta Black Friday, embora cada segmento tenha respondido com desempenhos bem diferentes.

Em termos nacionais o faturando apresentou um recuo de 13% na comparação com 2022, segundo levantamento da NielsenIQ Ebit, e entender o que provocou tal frustração pode ser um sinalizador para as vendas de final de ano.

Especialmente para Londrina, um indicador relevante é o nível de endividamento em que se encontra o consumidor. Pesquisa realizada esta semana aponta que 75% das nossas famílias estão com dívidas, o que refletiria em baixa capacidade de consumo.

Produtos com desconto ...

A Black Friday é um evento comercial que dá descontos em produtos de diversas categorias, tradicional nos EUA e que adotamos no Brasil a partir de 2020. Na tradução literal, o termo em inglês significa ‘sexta-feira negra’ e se trata de um dia inteiro de preços baixos promovida por empresas e lojas de varejo.

... impulsionam as vendas americanas ...

As vendas on-line nos EUA cresceram 7,5% e faturamento bateu recorde movimentando US$ 9,8 bilhões em compras de acordo com os relatórios da plataforma de análise de dados Adobe Analytics, que captura o desempenho de websites.

..., mas fracassam no Brasil...

Já em 2022, o varejo assistiu uma queda nos números das vendas de e-commerce, em relação a outros anos e em 2023 o desempenho resultou mais fraco ainda especialmente nas categorias telefonia, eletrodoméstico e informática.

... embora não para todos.

O desempenho não foi homogêneo e alguns produtos se destacaram positivamente como alimentos, roupas e cosméticos mostrando que as vendas foram direcionadas para produtos mais baratos o que é sintomático de famílias com alto nível de endividamento.

A renda já está comprometida ...

Uma explicação para a frustação nas vendas está no alto grau de endividamento das famílias. Em Londrina, levantamento realizado pelo Núcleo de Pesquisas Econômicas Aplicadas da UTFPR - NuPEA, sob a coordenação de Adriano R. Santos, revela que 74,9% delas já possuem parte da renda comprometida com gastos anteriores.

... em uma proporção elevada ...

A pesquisa, levada a cabo entre os dias 26 e 29 de novembro apontam também que 37,5% dos endividados já comprometeram 50% ou mais de sua renda e 3 em cada 10 deles não conseguirão pagar totalmente estas contas, sendo que 1/3 dos que tem dívidas devem estar negativados por contas atrasadas.

... e a inadimplência é alta.

Os dados de outubro do Sistema de Proteção ao Crédito da Associação Comercial e Industrial de Londrina – ACIL apontam elevação de 18,3% na quantidade de consumidores que tiveram seu nome inscrito no cadastro de inadimplentes.

Preços pouco atrativos ...

Mas não é só a falta de dinheiro disponível para as compras que comprometem as vendas. Os descontos oferecidos pelas varejistas foram menores em 2023,na comparação com as outras edições, possivelmente porque também os lojistas estão sem folga para ampliar descontos.

... e práticas fraudulentas ...

Segundo levantamento do Reclame Aqui, já nas primeiras horas da Black Friday, as reclamações em compras online era 34,5% maior na comparação com o ano passado e o Procon-SP mostra aumento de 73% nas reclamações na mesma comparação.

... colaboram para o recuo.

A maquiagem nos preços também tem deixado o consumidor mais atento. Um levantamento realizado pela plataforma Buscapé apontou aumento de preços em cinco das sete categorias mais buscadas na semana que antecede a Black Friday, para dar a falsa sensação de descontos na semana da promoção.

Entenda seu cliente.

A avaliação do desempenho da Black Friday 2023 revela um cenário desafiador para o mercado varejista neste Natal. A economia tem dado sim, sinais de reação, mas, um consumidor ainda endividado e mais atento exige que o lojista saiba interpretar os desejos e necessidades deste a alinhe suas ofertas a esta demanda.

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A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da Folha de Londrina