Bancarizar significa desenvolver atividades sociais e econômicas cada vez mais por meio do sistema bancário.

Em meados do ano passado, pesquisa divulgada pela Agência Brasil revelava que 1 em cada 3 adultos estavam fora do sistema bancário.

Mas esse cenário mudou radicalmente com a necessidade de fazer chegar recursos emergenciais às pessoas com maior vulnerabilidade econômica.

Bancarizar é importante ...

Dar a possibilidade às pessoas mais pobres de ter uma conta bancária, além de ser uma forma de empoderamento por meio da alfabetização financeira, gera o estímulo ao empreendedorismo social pela democratização do crédito.

... instrumento de inclusão.

Além disso é uma ferramenta de inclusão real dessas pessoas no mundo produtivo, capaz de proporcionar ao indivíduo a possibilidade de sua independência financeira, baseada na sua própria força de trabalho, utilizando os bancos como aliados e não como inimigos.

Muitos excluídos...

Segundo o Banco Mundial, em 2017 havia 1,7 bilhão de pessoas no mundo sem conta bancária, principalmente em países subdesenvolvidos, com destaque àqueles localizados na África e na Ásia. Na China são mais de 22 milhões de habitantes sem uma conta bancária, na Índia esse número é de 191 milhões, Paquistão 100 milhões.

... também no Brasil.

O Brasil ocupa a nona posição no ranking dos desbancarizados. Segundo pesquisa realizada no ano passado pelo Instituto Locomotiva, 45 milhões de brasileiros não tinham uma conta bancária.

As causas da desbancarização.

Entre as razões para os altos índices de pessoas sem acesso a serviços bancários estão: a distância até uma agência; as altas taxas cobradas; falta de confiança nas instituições; endividamento e impossibilidade de comprovar um endereço residencial.

Bancos virtuais ajudam...

As Fintechs, com seus bancos virtuais, são grandes promotores do acesso a serviços financeiros, mas tem um alcance limitado, pois são dependentes no interesse da pessoa em buscar esta solução.

..., mas faltava um estímulo.

O programa de assistência para socorrer as pessoas com maior vulnerabilidade econômica por meio do auxílio emergencial propiciou o estímulo que faltava para a abertura de contas bancárias, já que é condição necessária para que seja feito o crédito.

Ficará como legado...

São contas poupança digitais abertas na Caixa Econômica Federal (CEF) e, embora tenham sido criadas para pagar o auxílio emergencial elas poderão continuar sendo utilizadas normalmente mesmo quando o pagamento do benefício social terminar.

... a mais rápida bancarização do mundo.

De acordo com Pedro Guimarães, presidente da CEF, a iniciativa fará com que o Brasil seja o primeiro país a conseguir bancarizar 30 milhões de pessoas em menos de 10 dias. “Não temos notícia de nenhum país que em dez dias colocou até 30 milhões de pessoas com contas em banco de graça.”

No meio de tantas mazelas causadas pelo COVID-19, uma consequência benéfica.

Marcos J. G. Rambalducci, Economista, é Professor da UTFPR. Escreve às segundas-feiras.