A elevação das taxas de inflação neste primeiro semestre de 2021 é um fenômeno mundial a atingir todos os países economicamente relevantes, é o que apontam os dados da OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.

Alguns aspectos permitem entender este comportamento e pode nos ajudar a antecipar se é um fenômeno transitório ou com tendência a se estabelecer.

Inflação prejudica os pobres...

A inflação embute enorme potencial para causar prejuízos a economia. O aumento dos preços mina o poder de compra da população, especialmente das classes mais baixas que, com menos dinheiro no bolso, corre mais riscos de ficar endividada e inadimplente.

..., prejudica os ricos ...

Além disso, cria um cenário de incertezas para o investidor, que, desconfiado dos rumos da economia do país, tende a suspender ou adiar investimentos, prejudicando o crescimento.

..., gera desemprego.

Com menos investimentos em função da queda no consumo, novos postos de trabalho deixam de ser ofertados e a economia entra em um ciclo de retroalimentação negativa.

... e merece toda nossa atenção.

Tudo isso justifica a preocupação com a elevação na taxa de inflação, seja aqui, seja em qualquer outra economia. Por essa razão os Bancos Centrais, a quem cabe este monitoramento, estão preocupados com a escalada nos preços e buscam explicações.

Estímulos fiscais e monetários ...

A redução da taxa básica de juros como estímulo monetário, incentivando o consumo e a produção em vez de ganhos em aplicações financeiras e o aumento nos gastos do governo como estímulo fiscal foram expedientes utilizados para ativar as economias combalidas pela pandemia de COVID-19.

..., commodities em alta ...

Como consequência, tivemos a demanda elevada por commodities agrícolas (soja, milho, por ex.), commodities minerais (aço, petróleo, por ex.), que levaram a acentuada subida nos preços destes produtos.

... e as quebras na cadeia produtiva.

Some-se a isso a incapacidade de atender ao aumento na demanda global por alguns itens (escassez dos eletrônicos para a indústria automobilística, por ex. ) e políticas protecionistas e nacionalistas, atrapalhando o livre comércio global elevaram os custos de produção.

..., explicam a inflação mundial.

A conjunção destes fatores somados a mudança social que acontece na China e pressiona o salário de seus trabalhadores, que antes funcionavam como uma reserva de mercado de trabalho mundial, nos permite entender as razões do mundo passar por aumento generalizado no preço de seus produtos.

É preciso reduzir a fervura ...

O Banco Central do Brasil, tomou a decisão e anunciou na última quarta-feira (4) o aumento em 1% na taxa básica de juros, agora em 5,25% ao ano. Medida esta em linha com o que o mercado já previa.

... o que significa mais elevações.

Isto significa diminuir um pouco o estímulo ao consumo e ao investimento, mas lembrando que esta taxa ainda está no campo dos juros negativos, visto que a inflação projetada é de 6,88% conforme o último Relatório Focus (2). Por essa razão o mercado prevê que a taxa SELIC chegue ao final de 2021 a 7% ao ano.

Um olho no peixe ... o outro no gato.

Este segundo semestre vai trazer boas notícias, mas também desafios muito significativos especialmente poderemos ver mais inflação nos alimentos. Portanto, de suma importância desenhar um orçamento doméstico equilibrado.

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1