Com dados medindo sua realidade, com capacidade de planejamento e com gente de visão empreendedora e inovadora, Londrina vai consolidando seu polo Industrial Eletrometalmecânico.

Neste contexto é relevante chamar a atenção para pesquisa mensal no setor que aponta a urgência em investir no aumento de sua capacidade produtiva e para o evento a ser promovido pela governança deste segmento industrial para a busca e implantação de soluções tecnológicas.

Pesquisa no setor ...

O Núcleo de Pesquisas Econômicas Aplicadas da UTFPR/UEL em parceria com o SINDIMETAL Norte realiza mensalmente a Pesquisa de Nível de Utilização da Capacidade Instalada – NUCI da Industria EletroMetalmecânica local.

... aponta proximidade do limite...

Os dados desta pesquisa no mês de abril mostram um nível de ocupação de 85%. Este valor está muito acima da média de ocupação da planta dos últimos 4 anos, que é de 70,4%. O 1º quadrimestre encerrou com ocupação média de 83.5% mostrando que não é uma questão de sazonalidade.

... e estoques reduzidos...

O estoque de produtos acabados está a 43,8 pontos de um indicador que vai de 0 a 100. Valores inferiores a 50 indicam que os estoques estão baixos como consequência da aceleração nas vendas.

... que exigirá novos investimentos.

Estes indicadores mostram a premente necessidade de investimentos na ampliação da capacidade produtiva. Mas estes investimentos precisam ter foco na geração de inovações e adoção de tecnologias que garantam alta performance produtiva e econômica.

Otimismo com o setor ...

A crença de que a Indústria Eletrometalmecânica está trilhando o bom caminho é em razão de o setor contar com uma governança composta por pessoas que representam diversas entidades e empresas que se reúnem quinzenalmente para estudar os gargalos do setor e propor soluções em âmbito geral.

... porque há planejamento...

Esta governança é o INOVEMM, criada como decorrência de estudo realizado em 2017 pela Fundação CERTI, que apontou este segmento como um dos cinco a compor o Ecossistema de Inovação de Londrina.

..., foco e determinação.

O INOVEMM nasceu com a missão de promover o setor Eletrometalmecânico, incentivando a melhoria dos processos, a captação de recursos e a inovação das empresas, integrando-as com os demais setores produtivos e Institutos de Ciência e Tecnologia Industrial.

Para todos que queiram participar.

Nos dias 9 e 10 de junho o INOVEMM promoverá um evento do setor voltado para a promoção da inovação e tecnificação da indústria, no exato momento que este segmento precisa canalizar investimentos para sua ampliação – um timing perfeito.

Com iniciativas desta natureza, que se somam a iniciativas das outras governanças setoriais de Londrina, é difícil não sonhar com uma cidade ‘rica para todos’.

Maiores informações sobre o INOVEMM estão disponíveis no site https://inovemm.com.br

Marcos J. G. Rambalducci, economista, é Professor da UTFPR e escreve às segundas-feiras.