Dizíamos em carnavais passados ´´Yes, nós temos banana//banana para dar e vender// banana, menina, contém vitamina// banana engorda e faz crescer//´´. Pois neste carnaval, fevereiro, podemos cantar que temos vacina inteiramente nacional, obra da Fiocruz em acordo com a Oxford, recentemente aprovada pela Anvisa. Nessa a Fiocruz saiu à frente do Butantan paulista que persegue o mesmo objetivo, o imunizante brazuca. Já tínhamos o feito do cientista brasileiro que desvendou a ômicron, o que faz parte do cenário de guerra em que vivemos com registros sequenciais de 2,5 milhões de casos diários em escala mundial. No Brasil é visível uma vitória no fato de haver redução diária de mortes, 171 entre quarta e quinta, mas com elevado registro de infecções, no caso 45.717, o que indica a necessidade de apurar a vigilância nos meios de prevenção ante o aumento geométrico da ocupação hospitalar e de unidades básicas de saúde. O aumento de casos com crianças é resposta às hesitações do governo. Brasil é bem capaz de autorizar como já se deu em outros países que médicos contaminados possam atender pacientes e isso já pintou no horizonte do ministro Queiroga.

Trocadilho

No meio da reportagem sobre o caso do tenista sérvio Djokovic na Austrália veio o trocadilho afrontoso chamando-o de DjoCovid.

Ambiente

Com as chuvas piora a condição de balneabilidade das nossas praias (Paranaguá reabriu a Arena para acolher doentes, em Matinhos choveu um terço do esperado para o mês) mas os boletins continuam sugerindo que temos 61 pontos próprios e apenas 5 vetados.

Capitólio

Um Capitólio histórico era aquele protegido na história romana pelo grasnar dos cisnes, já esse, atualíssimo, dos States teria sido citado agora em reunião de Estado Maior. Há temor de tensões em função da disputa eleitoral, razão pela qual o Exército fará seus 67 exercícios até setembro, mantendo depois disso todo o efetivo à disposição. O ex-presidente Jimmy Carter acha que os States correm risco sério de guerra civil.

Portos

Recentemente o porto de Paranaguá foi citado como exemplar em cuidados ambientais. Não temos acidentes no mar com óleo e muito menos no interior do terminal com o incêndio do silão. O fato é que o complexo portuário em 2021 movimentou 57,5 milhões de toneladas, o maior volume da história.

Agro em queda

Em 2021 houve perda de 48% para 43% nas vendas externas do agronegócio com avanço do minério. E a conjuntura atual de calor e estiagem ameaça a supersafra de grãos. No Paraná haverá também perdas de 7,8 milhões de toneladas na soja, 1,4 milhão na de milho e 107 mil na de feijão.

Carf imobilizado

O Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, o Carf, se viu obrigado a suspender sessões de julgamento por força do movimento de servidores entregando cargos. É a mobilização por reajustes expondo suas sequelas.

Cuidados

Dias passados houve aquela intervenção dos EUA nas relações acadêmicas com pretexto em risco de espionagem e agora, como se houvesse confirmação dos temores, um cientista chinês confessa que roubou para a China segredos da Monsanto.

Transporte

Seguem nos ministérios do Desenvolvimento Regional e da Economia o estudo de socorro às empresas de transporte público como subsidiá-las pelas perdas de R$ 22 bi na pandemia. Uma das propostas é de vale transporte para idosos e pessoas de baixa renda.

Folclore

Uma pesquisa sobre promessas eleitorais apontou que o presidente Bolsonaro cumpriu apenas um terço delas, mas seu eleitorado, de olho no terço da reza, acha que os outros dois terços virão com a reeleição.