Não bastasse a expressão do decano do STF, do que ele representa, temos que considerar que o primeiro voto da pendência - depoimento por escrito ou em sessão aberta de Bolsonaro - tem significado forte. E levando em conta a linha de argumentação haveria um esforço enorme para contestá-lo. A sessão que cuidará do tema tornará mais clara a correlação de forças e sua divisão em blocos de garantistas, legalistas e lavajatistas, o que acaba condicionando em facções o sentido das decisões e botando em risco de levar o espírito bélico das torcidas organizadas ao ambiente da Corte.

Começou

Chegamos finalmente à campanha eleitoral, que terá o melhor dos condimentos nas pesquisas, como se viu em São Paulo com a queda de Russomano (de 29 para 27), melhora de Bruno Covas (20 para 21) e a de Boulos (9 para 12). Oscilações pequenas no Datafolha aqueceram o início da corrida no rádio, tv e mídia social. O crescimento de Boulos é o tom mais ideológico da disputa e a evidência de que o candidato do PT corre o risco da "cristianização". Na capital do Paraná a vantagem de Greca e Francischini no horário eleitoral é acintosa, o que pode vir a criar um clima de agressões por parte dos minoritários.

Inflação

Com o Plano Real seguramos a inflação, embora ela esteja rondando por aí, como se viu com a alta de 0,64 no IPCA de setembro em função do combustível e, em especial, dos alimentos. Cesta básica subindo 12,63% e a alta havida é a maior desde 2003.

Assistimos à desagregação da moeda com o Real sofrendo depreciação de 40%.

Referência

O movimento nos portos de Paranaguá é sempre um referencial da dinâmica de nossa economia, como se viu em plena pandemia a sequência de recordes. Nos nove meses, 43,8 milhões de toneladas em exportações e importações, 10% a mais que o registro do ano anterior. Comparados os meses de setembro de agora ao do ano passado, um acréscimo de 28%. E há obras em andamento como a da dragagem, a maior das havidas no histórico portuário, e a expansão e modernização implantadas a oeste do terminal. Em passado não muito distante havia o destaque para o fato de que o porto era meramente exportador, não tinha expressão como importador, o que hoje se dá e lhe confere modernidade.

Pobreza de novo

Fim do auxílio emergencial, segundo analistas, levará um terço dos brasileiros à pobreza. Segundo os estudos, mesmo num cenário otimista, 16 milhões de patrícios passarão a viver com menos de R$ 522,50. O presidente Bolsonaro tem afastado claramente a ideia de mantê-lo no próximo exercício, por impossibilidade de recursos, mas confia na perspectiva do Renda Cidadã para compensar, projeto que ocupa vários ministérios.