Nos jogos de futebol é comum os narradores se referirem à intensidade. Pois isso se dá com o nosso Judiciário ante marchas e contramarchas da Lava Jato. De purificadora se transformou em anátema, isso desde o início pela advocacia de alto nível que se viu imobilizada pelas delações premiadas que desvendaram as roubalheiras da Petrobras e empresas que a serviam. O movimento ganhou um tom confessional com seus procuradores empenhados em um tipo de salvacionismo como certa parte do mundo assim o interpretou. Livros e filmes cunharam o feito, mas as reações vieram com força inusitada. O pronunciamento do ministro Toffoli, candente, tentou ser a última pá de cal no processo. Mas veio a resposta do Ministério Público lembrando ao STF que a própria Corte o referendara. Percebe-se que os homens originais da Lava Jato, ante a campanha bem sucedida, carecem de credibilidade para reagir, mas é preciso que tenhamos mais vozes contestatórias no embate. Há questões que passam para o olvido como o fato elementar da prisão de Lula e das sentenças que o condenaram passarem por mais de uma instância, aprovados que foram por tribunais regionais.

Vamos ao debate, respeitado o contraditório, mesmo que a defesa da Lava Jato, a essa altura, mais pareça um exército Brancaleone e possamos ouvir o branca branca leone da bateria de primeira linha dos promotores que a integravam e parecia quando falavam que eram pastores de uma causa.

Delação

Mauro Cid entregou a proposta de delação premiada ao STF. E agora sobre a questão qual jurisprudência persistirá, a dos primeiros atos equivalentes da Lava Jato, acatando-as como normais ou a posterior, que a fulminava por falta de provas. Quem decide se acolhe é Alexandre de Moraes, do STF.

Melhora

Estudiosos da FAO viram com entusiasmo a queda de 2,1% na cadeia alimentar dos lácteos, óleos e cereais.

O 7/9

O 7/9 foi celebrado num clima pós-reforma com Lula e os chefes dos demais poderes. A presença do Zé Gotinha foi tida como símbolo da resistência do ex-presidente às vacinas de um modo geral. Já Tarcísio de Freitas em São Paulo subiu num blindado do Exército no desfile realizado no sambódromo do Anhembi.

Desavença

Proposta para criar alternativas ao atual modelo das operações de GLO (garantia da lei e da ordem) esbarra em divergências entre as pastas da Justiça e Defesa. Elas são de natureza técnica ou doutrinária.

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da FOLHA