A melhora nos números da pandemia autoriza por exemplo a medida adotada por São Paulo pela volta obrigatória, tanto no ensino público quanto no privado, das aulas presenciais a partir da próxima segunda feira. Em menos de um mês houve queda pela metade de casos de Covid no Paraná, mas mesmo assim aparecemos em terceiro no Brasil em número de casos. O secretário de Saúde, Beto Preto, se mostra contrário à abolição das máscaras desejadas por algumas autoridades. Nos últimos registros nacionais, tivemos 185 mortes e 3.359 diagnósticos positivos. No feriadão houve movimentação incomum nos parques, mesmo aqui no Paraná, onde a taxa de internamento chegava a 40%. Manter o equilíbrio nessas decisões significa sustentar o ritual das mãos lavadas, emprego de álcool em gel e, sobretudo, usar a máscara.

Boa previsão

Há otimismo em relação à missão paranaense em Dubai: além da manutenção de escritório, celebrou acordos com a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira no sentido de intensificar parcerias, o que amplia a perspectiva de investimentos. Fazia tempo que não adotávamos essa linha de aproximação.

Lava Jato

Depois do esforço concentrado para desmoralizar a Lava Jato, que praticamente sumiu do mapa, pergunta-se como é que ficam decisões, inclusive de segundo grau, como as que se deram no Brasil e no exterior. Nos EUA, o ex-presidente da Brasken, José Carlos Grubisich, foi condenado por envolver-se num plano para subornar funcionários da Petrobras em caso ligado a investigações da Operação Lava Jato. Há pena acessória de multa de US$ 2,2 milhões (R$ 12 milhões). Isso faz lembrar o pânico do jornalista Paulo Francis quando se viu processado no interior da justiça norte-americana pela Petrobras, situação que o levou à morte numa indenizatória que jamais poderia pagar.

Vaias e aplausos

Bolsonaro é visto pelo público em função da polarização exercida, daí ter sido recebido em Aparecida com vaias e também aplausos. E pouco antes de ele chegar, o arcebispo Orlando Brandes o criticou pesadamente ao afirmar que "para ser pátria amada, não pode ser pátria armada" e criticou o uso massivo das fake news. Bolsonaro ficou para a missa em que a homilia se referia à pandemia e a tragédia do desemprego no país.

FMI vê piora

O Fundo Monetário Internacional faz previsões negativas sobre o Brasil e sua economia com forte inflação, queda de crescimento e câmbio adverso. Neste ano, segundo o FMI, o PIB cresce 5,2% (em julho previa 5,3%) e em 2022 1,5% (1,9% a anterior). Previsão de inflação avançou de 4,5% (abril) para 7,9%. Paulo Guedes, presente à reunião anual do órgão, argumentou que a inflação é mundial e no caso brasileiro deriva da alta da comida e da energia. O FMI aposta na vacinação ampla como forma possível de abrandar números da crise. O presidente da República continua afirmando que jamais se vacinará.

Conta própria

Um dos destaques das conclusões da sondagem Serasa-IBGE foi a de que o trabalho por conta própria representou a saída encontrada por 25 milhões de trabalhadores brasileiros. Trata-se de um recorde que reflete a lentidão da retomada do mercado formal. Apurou-se que em apenas seis meses 1,6 milhão viraram MEI, sigla de microempreendedor individual. São condições orgânicas no processo brasileiro, espécie de ajuste normal para a adversidade enfrentada.

Folclore

França e mais nove países (todos com participação de alto percentual de fonte nuclear) pedem "rótulo verde" para a energia nuclear para que a opção seja incluída na chamada neutralidade climática, emissão zero de gases que provocam o aquecimento global. Se ela é verde, a das usinas a carvão é cor-de-rosa.