Há bastante tempo tramita na Bahia um caso de venda de sentenças por desembargadoras, cujas prisões acabam de ser formalizadas. Não é, no país, novidade casos semelhantes, posto que excepcionais. Corregedorias se mostraram insuficientes como filtro, daí a criação do CNJ, Conselho Nacional de Justiça, em cujo início houve mais apurações.

Com a Lava Jato a pressão contra a impunidade gerou um ciclo punitivo, no qual seria inviável falar em contenção pela sensação que havia de que toda a atividade política tem a corrupção como tempero indispensável e os exemplos em todos os partidos, de governo e oposição, consolidavam essa visão negativa. Houve abusos, mas não se pode compará-los aos praticados por ex presidentes e ex-candidatos presidenciais, enfim a todos os envolvidos.

Se houve abusos não se justifica a visão criminalizada do fluxo judicial, hoje em decadência por força de uma campanha articulada para cortar um novo embalo justiceiro.

Prioridades

Para os políticos a prioridade agora é saber quem encabeçará a lista de candidatos à sucessão de Rodrigo Maia e em menor intensidade a de Alcolumbre. Não ignoram a pandemia, mas não se imobilizam. Como a pandemia cresce - em São Paulo numa semana 10 mil foram internados em enfermarias e UTIs - se obrigam também a pensar em vacina e até o STF entra nessa para exigir um cronograma das imunizações, o que é sabidamente impossível ante exigências de certificação dos produtos. Expectativa de autorização do uso de vacinas é tão esperada quanto o nome do candidato fora do governo à presidência da Câmara.

No meio disso tudo como fica a questão do Plano Diretor de Londrina com a suspensão pelo Tribunal de Justiça das audiências e sessões públicas. O planejamento urbano é questão chave para a vida de uma cidade e é reconfortante notar o interesse em torno da questão e isso em todas as classes sociais. Vamos apurar as propostas para quando houver o debate e com isso dar sentido aquilo que é permanente como exigência cívico-política.

Desleixo

O povo se comporta mal ante a Covid-19 e não há outro jeito que não o do toque de recolher, que acaba na quinta feira, mas tende à prorrogação. A Alemanha voltou à adotar o rigor da quarentena para tentar conter a propagação do surto e a esperança levantada pela adoção de vacinas nada assegura e muito menos serve de estimulo para dissipar o abuso dos jovens nos seus rolês festivos.

Pix distante

77% de lojistas em pesquisa se revelaram despreparados para oferecer o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central e 36% o desconhecem. O fato é que a indefinição sobre taxas atrasa a adesão. Mas isso se ajusta inevitavelmente e teremos o pique do Pix.

Folclore

O governo festejou, dias passados, o fato de o Brasil ser o maior produtor de ovos do mundo. Cacarejou mais do que as galinhas.