O STF não está nem aí em relação ao que diz o texto constitucional com relação à reeleição dos presidentes da Câmara e do Senado e parece dar relevância aos fatos políticos e ao peso específico da dupla no momento brasileiro. Nesta sexta-feira (4) já havia quatro votos favoráveis à tese abertamente inconstitucional comandada por lideranças fortes do colegiado. Num momento em que mais dependemos da Corte para evitar distorções de outros poderes ela se assemelha ao Executivo nas suas traquinagens autoritárias.

Ocorre que Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre tiveram forte participação na conjuntura e pontificaram nos espaços conquistados de tal forma que passaram a ser vistos como indispensáveis nos lances futuros da vida brasileira e é nesse protagonismo que alguns ministros, ainda que extrapolando o fator jurídico, apostam com a máxima energia.

Descontrole

No Rio o governo tomou medidas conflitantes: fechou as escolas municipais, mas manteve abertos os shoppings. Esse tipo de contradição está nas medidas dos governos estadual e o municipal de Curitiba com a preocupação dominante de que não se afete a economia. São criadas forças-tarefa especial para fiscalização das medidas de restrição a aglomerações ao ponto de fixar o máximo de dez pessoas nos eventos. Está mais do que visível que o comportamento da população é a causa geratriz da nova fase da pandemia e é preciso insistir que a causa maior do tormento é essa falta do senso coletivo de agir.

O governo do Paraná resolveu entrar de sola no tema e tenta fazer uma regulação de decretos e normas que contenham os impulsos das massas e parece que o tsunami de notícias ruins não é suficiente para a mudança comportamental das massas.

Consumo

A sustentação do PIB de 7,7% foi em grande parte do consumo das famílias como dá para perceber no diagrama do IBGE. Acredita-se que o último trimestre perca um pouco da força em que pese intervenções como a das festas de fim de ano, black friday, etc. Além de tudo teremos a massa do trabalho provisório e se a tendência for mantida a perspectiva de vagas permanentes é perfeitamente possível. Da mesma forma que os votos pela permanência do comando da Câmara e do Senado se transformam numa competição, acredita-se que os três meses deem resposta satisfatória. Indústria (14,8%) e serviços (6,3%) puxaram a decolagem.

Fila

Ainda persiste a indefinição da ação social do governo e com a redução do auxílio emergencial a fila de espera no Bolsa Família voltou ao patamar de um milhão de cadastros registrado no fim de 2019.

Folclore

O sucedâneo do Minha Casa Minha Vida, de Lula e Dilma, bem ao estilo nacionalista de Bolsonaro, é o programa Casa Verde e Amarela, cuja Medida Provisória foi aprovada por 367 votos a 7 no qual o governo pretende retomar obras paradas das gestões anteriores e regularizar imóveis de famílias de baixa renda.