Um suspiro

Uma recuperação discreta no mercado de trabalho – a queda de 14,4% para 13,4%- trouxe um pouco de animação. É verdade que uma normalidade do gênero continua assustando. No país houve 372.265 vagas em agosto, avanço de 22,7% relativamente a julho. No Paraná, 21.979, com Londrina, aparecendo com 1.737 vagas e em sua região metropolitana com saldo de 2.265 vagas. O melhor é que todas unidades da federação tiveram saldo positivo. No acumulado do ano, o Brasil soma 2.203.987 vagas. Técnicos acreditam que a melhora da situação se consolidará no último trimestre, inclusive na questão relativa aos empregos temporários que em parte passam a definitivos.

Nota fiscal

A despeito dos prêmios oferecidos, metade dos consumidores não pede nota fiscal e remover esse tipo de cultura não é fácil. Temos vigorosa experiência nesse estímulo, inclusive o episódio inesquecível da guerra do pente que deixou Curitiba em estado de sítio por três dias até a intervenção do Exército em função de um incidente entre um comprador e um negociante que se espraiou contra negociantes árabes da cidade. A mais evoluída das formas de estímulo é a atual e deu ajuda ponderável na arrecadação, cuja melhora é celebrada pelo governo que pensa até em dar reajuste ao funcionalismo com salários congelados e defasados em mais de 20%. O fato, porém, é que haverá déficit de R$ 4 bilhões no orçamento.

No front

Como consequência da CPI a ANS, Agência Nacional de Saúde, se reúne com a cúpula da Prevent em meio a uma vistoria dos hospitais da rede. Há até a hipótese de colocar um fiscal na operadora. O foco da CPI está em cima da operadora e de empresários que investiram em fake news. Relato da ONU sugere que o impacto da Covid em crianças pode durar a vida inteira.

Mundo cão

Cena digna de figurar num filme mundo cão: a vida no Rio de Janeiro de moradores recorrendo a itens rejeitados por supermercados como restos de ossos e carne de boi . Reportagem do jornal ´´Extra´´mostrou ontem um caminhão com esses restos como ponto de distribuição para dezenas de moradores que têm fome e não têm dinheiro. Antes esses restos eram dados a cães e agora quem os consome são as pessoas.

Mudanças

Alterações no consumo ditadas pela pandemia levaram o IBGE a detectar recordes na produção de leite, ovos e mel. A quarentena em que as pessoas ficaram mais em casa teria estimulado o consumo de produtos lácteos, segundo supervisora da pesquisa. Entre os municípios, Castro aparece na primeira posição com 363,9 milhões de litros, 1% do total. O dólar mais alto frente ao real incentivou as exportações de mel que cresceram 52,2% face ao ano anterior. Reflexo disso a redução da oferta no mercado interno e a consequente alta dos preços. Paraná é o maior produtor do país com 15,2% do total.

Aluguel

O aluguel tem sido com seus reajustes um dos impactos mais fortes da inflação. Ele chegou a 37,04% em maio e caiu agora de forma surpreendente a 24,86%, menor valor desde dezembro. Isso se dá de forma gradativa: estava em 31,12% em agosto.

Folclore

Caminhoneiros representados pelo deputado Nereu Crispim querem uma CPI da Petrobras para investigação daquilo que mais atordoa o governo, a alta dos combustíveis, especialmente a do diesel que chegou a 8,9%.