O STF decidiu negar o pleito do PT que derrubava a privatização da Copel. Jamais houve qualquer questão ligada a nossa estatal que não levasse a amplo movimento da população, o maior deles naquela tentativa de Lerner de levá-la a leilão, posto que existisse lei de iniciativa popular que o impedia. O governador levou a melhor, mas a licitação fracassou em função do apagão nacional e do ataque terrorista nos EUA que impediram a presença de interessados. Ninguém esquece das dimensões da mobilização.

Pois agora não houve debate e o tema caminhou sem o conhecimento da população num tipo de projeto hermético, que era como se referiam críticos de arte a um poema fechado, inviável à decifração. Pois agora por força da negativa do STF o assunto será enfim detalhado e por isso mesmo com mais legitimidade. E Lula, estatista de convicção, entra nessa porque o BNDES tem 24% do capital social da Copel. Imaginem uma reforma tributária que fosse misteriosa, o rolo que daria.

Busca do consenso

Começou a tramitar a reforma tributária, há anos esperada. Para se ter uma ideia dos níveis, basta lembrar que Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, teve que sair escoltado de uma reunião do PL porque apoiou a reforma ao aceitar a cobrança do imposto que sucede o ICMS e o ISS. Há forte empenho pelo consenso, mas a batalha não vai ser mole como julgava Arthur Lira que subestimou os conflitos.

Buscas

Foram retomadas as buscas sobre o avião desaparecido na Serra do Mar ocupado por dois servidores da Casa Civil em missão administrativa. É o quarto dia da operação.

Lava Jato

O ministro Toffoli autorizou a Polícia Federal a ouvir o depoimento do empresário Tony Garcia contra Sergio Moro em função de sua participação como agente do juiz para incriminá-lo. Hoje há mais, muito mais, gente no ataque do que no louvor a Sergio Moro.

Porto

O porto anda batendo recordes além dos referentes às cargas: recentemente em 24 horas haviam operado nos terminais nada menos do que 2,5 mil caminhões.

Calor

Incrível o que se deu na zona glacial. Dois dias seguidos dos mais quentes do mundo com detalhe adicional: ilhas de gelo e neve derretidas na Groenlândia. Dá poesia e também um manifesto duramente ambientalista.

Pantagruel

O centrão tem uma fome pantagruélica: agora está de olho na pasta do Bolsa Família. E dá-lhe emendas do relator com as quais o Lula já se habituou sem indignar-se.