Uma garrinchada
Está consumado um drible de Garrincha no ministro Paulo Guedes na questão do controle dos preços dos combustíveis
PUBLICAÇÃO
sábado, 05 de fevereiro de 2022
Está consumado um drible de Garrincha no ministro Paulo Guedes na questão do controle dos preços dos combustíveis
Luiz Geraldo Mazza
Faz que vai pela esquerda, faz que vai mas não vai e entra pelo centro e está consumado um drible de Garrincha no ministro Paulo Guedes na questão do controle dos preços dos combustíveis. Autores da jogada: Bolsonaro e parlamentares do centrão. É a tentativa de baixar os preços, com a qual Guedes não concorda por implicar em renúncia fiscal. É a busca do milagre para a reeleição do presidente, a ansiedade toma conta do centrão. Dai a PEC dos derivados do petróleo que pode entrar em combustão.
Alianças
Entre as múltiplas alianças em cogitação, a do PSDB com o MDB surpreende porque o tucanato foi uma dissidência do partido que simbolizou a oposição no regime militar. Cardeais da dissidência, a maioria paulista e o nosso maior destaque José Richa, se consolidaram na Carta de 1988 e agora vivem um momento de desagregação. Mas o MDB fascina o União Brasil na onda federacionista e isso reduz as perspectivas de Sergio Moro, que estava de flerte com a aliança do PSL com o DEM.
Piso
Com toda pompa, Bolsonaro sancionou o aumento do piso para os professores da educação básica. Fez isso com prazer porque a confederação dos municípios era contra e isso foi uma forma de cutucá-los, já que a grana é do Fundeb, mas quem paga é o município, que está numa pior.
Enrolação
A justiça deu vinte dias para que seja solucionado o caso dos ferry-boats de Guaratuba. O ritual já cansou porque se repete e não resolve. Mesmo uma eventual nova licitação por uma nova empresa ficaria para a próxima temporada. A ponte não tem sequer projeto e estudos ainda precários. È como se dava antigamente na superação da balsa por uma obra de arte sem riscos.
LEIA MAIS
Front
87% dos médicos dizem ter pegado Covid nos últimos dois meses. A Fiocruz aponta o Paraná como zona intermediária de alerta da pandemia na questão das UTIs. Continuam subindo ocorrência de mortes e casos com 917 óbitos entre quarta e quinta e mais 286.050 infecções, Curitiba com 8 mortes e 2.239 casos. Segue a maioria dos estados em alta, tudo vermelho no mapa. Aparências de normalidade contradizem a realidade e a rede estadual de ensino volta às aulas presenciais na segunda-feira (7), e no dia 14 o retorno das municipais.
Mais atrito
Percebe-se agora nas obras contra a enchente em São Paulo o confronto entre o presidente e o governador João Doria na luta por verbas. O conflito é com objetivo político de lado a lado, como de resto houve na questão histórica das vacinas que beneficiou o paulista na luta contra o negacionismo.
Show
O mega empreendimento de Cascavel, o Show Rural, vai ter o aporte do BRDE, que assinará contratos de R$ 200 milhões no maior evento do gênero na América Latina.
Derrota
Feitos e omissões de governadores e prefeitos são pautados politicamente. É o que ocorre com o governador e o prefeito da capital paulista, com o vexame de 14 mil crianças sem escola. O fato se dá no 1º ano do ensino fundamental, justamente após a expansão do tempo integral.
Dengue
Chuvas como as intensas que enfrentamos geram quadros perniciosos, dentre eles a percepção de focos do Aedes aegypti em vários pontos dos bairros da capital.
Folclore
A batalha contra as fake news prossegue: o ministro Alexandre de Moraes, do STF, mandou o ex-ministro de Educação, o Weintraub, aquele que falou que os vagabundos da Suprema Corte deveriam ser presos, prestar depoimento na Polícia Federal.