As mortes por golpes de estado, acidentes naturais e confrontos, como os da Bahia e litoral paulista, podem gerar consequências de uma nova e equivocada doutrina - a de que a população crescia em progressão geométrica, e a produção de alimentos, em escala aritmética. Só nas ações policiais foram 31 mortos. Vale-se, portanto, de um acontecimento isolado como se não estivéssemos, até outro dia, sob uma pandemia aterrorizante.

Copom, corte inseguro

Atribui-se à reunião do Copom um corte na taxa de juros de 13,75% para 13,5%, indicadores ainda sob discussão. Expectativa do mercado é que os juros básicos cheguem a 12% até o fim do ano e caiam para 9,25% ao longo de 2024. Façam apostas, senhores.

Lula na fila

Se prevalecer a ordem na fila do INSS, há pelo menos 8 mil à espera de cirurgia equivalente a de Lula no SUS. Obviamente, a ordem na fila não será respeitada.

Tropas sem culpa

Inquérito de militares a respeito do 8/1 exime tropas e aponta o dedo para Lula como culpado. Tecnicamente é isso, a bateção de cabeças é por conta do governo perplexo, muito parecida com a infantilidade da seleção brasileira nos dois gols da França. Há indícios de responsabilidade na secretaria ligada a gabinete de Segurança Institucional. Oba oba também distrai a atenção. O diretor da PF, André Rodrigues, diz que os militares foram complacentes com a manutenção dos acampamentos bolsonaristas e anunciou que o 8 de janeiro terá novas ações.

Procurado

Alexandre de Moraes continua à toda: mandou incluir o influenciador Oswaldo Eustáquio na lista de procurados da Interpol.

Mal na CPI

A nova invasão da Embrapa em Petrolina pelo MST piora a situação do governo Lula na CPI. Lula foi acusado de não cumprir acordos e de pouco fazer pela reforma agrária. Segundo a oposição, Lula faz encenações com o tema e joga junto.

Depósitos judiciais

Caixa Econômica Federal vai repassar R$ 12 bi ao Tesouro Nacional após achar erro em depósitos judiciais. Receita extra ajuda Haddad a reduzir déficit. O TCU quer detalhes do caso.

Concurseiros desolados

Um alerta foi dado no sentido de que concurseiros precisam saber que não terão mais aposentadoria integral. A Funprespe, entidade de previdência complementar do funcionalismo, fez a advertência por seu presidente, Cristiano Heckert.

Sem volatilidade

O petróleo subiu 13% em julho com a Petrobras informando que não repassa volatilidade.

mockup