É tema inevitável para xingamento enquanto não codificarmos regras equilibradas para uso e funcionamento das redes sociais, que será a consequência normal do conflito. E ela virá num momento de armistício real e não imaginário, como o que estamos vivendo nos acenos políticos.

Pauta permanente

A afirmação do ministro Tarcísio Gomes de Freitas, da Infraestrutura, à comissão de Desenvolvimento do norte paranaense, de que estão mantidas em cronograma a remodelagem do aeroporto de Londrina e as intervenções na malha rodoviária e férrea na sua extensão metropolitana mostra que a região tem uma pauta de caráter permanente. Entram no pacote o Contorno Norte, a reciclagem do aeroporto José Richa (está entre as concessões do programa de parcerias de investimentos), o contorno ferroviário de Apucarana e também a trincheira de Rolândia.

Cobrança inútil

A Renault está em crise mundial e a demissão de trabalhadores se dá em vários países, razão pela qual não será debelada com retaliações fiscais (os incentivos que a trouxeram para cá), como sugerem alguns parlamentares. Como retórica tem validade, já que foram enormes as concessões feitas tanto nesse como em outros casos, mas não parece ter força suficiente para uma reversão nas demissões. Está aí o tema da globalização e seus efeitos inesperados como o risco da quebra ou de tirar o time de campo, para os quais não há vacina.

Queda contida

Espera-se uma queda de 7% no consumo das famílias brasileiras, mas chegaria a 10% se o governo não acionasse o sistema de auxílios de transferência de renda e saques emergenciais do FGTS. Mesmo com todas as falhas no sistema, como a verba dada para funcionários civis e militares e o não atendimento de muitos que teriam o direito, funcionou como compensação visível na queda da arrecadação federal de junho em 30%.

Vacinado

Uma das críticas no ciclo punitivo era o fato de as ações não chegarem no PSDB, mesmo quando estavam na origem dos processos, como o de Azeredo em Minas Gerais. Pois agora nos procedimentos contra José Serra (duas vezes) e Geraldo Alckmin, e isso desde a prisão do Paulo Preto, se consagra o caráter geral das medidas punitivas e em cima dos mesmos objetivos, como o Rodoanel de São Paulo.

Mal

No encontro com o ministro interino da Saúde, a lista de pedidos do Paraná é expressão do nosso desempenho na crise: mais UTIs, ventiladores e medicamentos. Taxa de ocupação nos leitos hospitalares é de 90%.

Folclore

Vice-líder de Lula e Dilma, ministro (Saúde) de Michel Temer, Ricardo Barros foi cogitado agora para líder de Bolsonaro. É a bola da vez sempre, pelo menos nas especulações.