Com a chegada de junho temos uma temporada de turismo religioso das mais fortes no Nordeste: São João na Bahia chega a faturar R$ 1,34 bi. No Sul essas celebrações são muito localizadas, como a própria festa de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná, em Paranaguá. O Natal é o forte de Curitiba, e na Serra Gaúcha há eventos de Páscoa e Semana Santa em Gramado e Canela. O tipo de turismo predominante no Paraná é o de eventos e negócios.

Pauta em agito

Não bastasse a pauta estar tomada por assuntos já no parlamento como o aparato fiscal, várias MPs e a montagem das CPIs, temos agora a retomada de medidas mudando regras radicalmente para concursos públicos, aproveitando projeto já aprovado na Câmara para incorporar instrumentos de avaliação e uso intensivo da tecnologia.

Um espanto

Acostumados com a boa rotina dos números, normalmente baixo pela tradição do bom acompanhamento, tivemos um choque no mês com a mortalidade de grávidas. O corte dia/número voltou a apresentar a morte materna como problema grave em escala nacional.

Fomento

O governo estadual acaba de receber apoio fundamental para oferta de crédito em mais 20% de respaldo do BNDES.

Mais médicos

O programa "Mais médicos" é bem mais modesto do que os anteriores e mostra a Amazônia com as maiores deficiências. Foram abertas hoje quase 6 mil vagas para todo país, mil delas na Amazônia. Vê-se a deficiência com 1.043 para São Paulo e 338 para o Paraná.

Brasil sai em 1º

No epicentro da manipulação de resultados no futebol, o Brasil com 152 casos é o primeiro no mundo, seguido pela Rússia, com 92, terceiro pela República Tcheca, com 56 incidentes, e quarto por Cazaquistão, com 43. O que faltava em méritos sobra na classificação dos defeitos.

Expulso

Só o que faltava para Vini Júnior ser expulso ao reagir às provocações racistas. Lula, do Japão, se solidarizou com o craque que admite que pode deixar a Espanha.

No G7

Lula esperou, em mais de um horário, para o encontro com o presidente da Ucrânia, Zelenski, que acabou não acontecendo. A Ucrânia pretende que Brasil e Índia se mantenham neutros.

Fisiologia

Lula vai mal no apoio que dá à estatal Codevasf no mesmo ritmo que Bolsonaro, pelo menos nos primeiros três meses de gestão. Para atender demandas e sustentar uma aliança fisiológica na distribuição de favores.