Inevitável o retorno dos conflitos com a tramitação da Lei Geral das Universidades programada para março. O governo já criou um problema para os interessados com o recadastramento de associações e sindicatos para efeito do desconto em folha, e isso foi visto como fator de estreitamento das negociações e com possível redução de contribuintes. Há conexão entre ambas no empenho da administração em baixar custos no corte dos cargos em comissão e nas gratificações, e é por isso que unirá o professorado em geral já na preliminar ligada aos descontos, como se está vendo nas reuniões com o Ministério Público do Trabalho.

Na questão do estatuto para as sete universidades estaduais discutir-se-á o alcance da autonomia e seu limite na obediência às leis fiscais e a questão da meritocracia ante a qual o sindicalismo faz cara feia por quebrar parâmetros sustentados ao longo do tempo, carentes, porém, de revisão profunda.

Carná

"Mulher casada que anda sozinha é andorinha, é andorinha". Esse apenas um dos exemplos de saques de carnaval metidos a ajustar comportamentos. Um outro sobre virgindade: "eu conheci a tal Suzana,// a casta Suzana lá do posto 6// Coitada, como está mudada// teve apendicite e ficou sem it//"

Tivemos escracho sobre carecas, barrigudos e gagos, mas afirmativos: "nós, nós, os carecas// com as mulheres somos os maiorais,// pois na hora do aperto// é dos carecas que elas gostam mais", depois a dos obesos "você já viu um barrigudo dançar?// Não? Quá quá quá quá // quando ele dança, oi// sacode a pança, oi// quá quá quá quá// No clube dos barrigudos// só se dança uma vez por ano// não dança rumba não// não dança conga não/ só dança valsa lenta pra piano//" e dos que gaguejam: "tá tá na hora//va vale tudo agora// sou mó mó-le// pra fa falá// mas sou um Pintacuda pra beijá//. Pintacuda era o Ayrton Senna dos anos trinta.

Greve militar

Já tivemos inclusive aqui no Paraná greve de juízes, o que é a cristalização da anomia. Tivemos também de PMs, como se dá nesse momento no Ceará. A greve nessas categorias é absurda, mas acontece e agora no Ceará se percebeu seus efeitos: com a saída da PM das ruas houve 122 homicídios em quatro dias.

Delatados

Sete policiais de Londrina indiciados por peculato e associação criminosa, caso do desvio de carga de dezembro denunciado pelo contrabandista, tiveram sua prisão temporária convertida em preventiva, depois das conclusões da Corregedoria. O valor total dos produtos trazidos do Paraguai era de R$ 450 mil e menos de 5% em mercadorias foram repassados à Polícia Federal.

Novo feito

O Hospital Pequeno Príncipe, referência nacional de Curitiba, voltou a realizar transplante pediátrico de fígado num menino de um ano e dois meses de Foz do Iguaçu que recebeu parte do órgão do pai. Desde 2015 o procedimento em crianças abaixo dos cinco anos estava interdito no Paraná. Como na maioria dos casos levados àquele hospital o atendimento foi feito pelo Sistema Único de Saúde.

Garantia

O Banco Central quer uso maior do imóvel como garantia de crédito, inclusive estuda a possibilidade de uma mesma propriedade ser dada como caução em mais de um financiamento. É parte do pacote que visa destravar o crédito e ativar o mercado.

Folclore

A escultura da onça de Turim, que fica na rotatória do Centro Cívico, era chamada de Mijona, inclusive por ter molhado o artista em vários dos momentos em que a contemplou para estudos do modelo.