Bolsonaro entrou com ação no STF contra o rigor das quarentenas em alguns estados, entre eles o Paraná, estabelecendo o primeiro atrito com Ratinho Junior. De outro lado, estados convocados para a CPI também vão à corte para não prestarem depoimento. Pelo jeito tudo no Brasil está "sub judice". Perspectivas de entendimento e aproximação estão afastadas. É a consequência natural do grau de politização com certa dosagem ideológica numa antecipação de demandas eleitorais. Até a pandemia mais afasta do que une e isso enfraquece a nação.

Crise

O Paraná teve melhor desempenho em vagas de emprego no quadrimestre, em 11 anos, com a criação de 87.804 com carteira assinada. Mas nesse campo vai tudo mal para o Brasil, com 14,8 milhões de desempregados e quase 6 milhões de desalentados, aqueles que desistiram de procurar vagas. Inflação em maio chega a 4,10% e dá para lembrar que no ano passado 19 milhões de brasileiros passaram fome, segundo pesquisa. A inflação nos aluguéis chegou a 37% no acumulado de 12 meses, a maior em 26 anos. Está mais para reza do que judicialização, que afinal não altera esse panorama sombrio.

Compensação

Com tanto fator negativo é compensadora ao Paraná a declaração de que passa a ser área livre da aftosa sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal, o que abrirá caminho para investimentos e novos negócios, consolidando especialmente a pecuária e suinocultura nos mercados mais exigentes. Além do Paraná, receberam o pode Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia e partes da Amazônia e Mato Grosso. Uma das expectativas é o crescimento industrial e Ratinho Junior afirma que essa liberação é o maior anúncio para o agronegócio em meio século.

Aperto

Mais municípios em todo o país adotam o "lockdown", onze deles paulistas nas regiões de Ribeirão Preto e Franca e outros tantos ampliam restrições. Episódios como o da fila de ambulâncias diante de hospital saturado em Curitiba, boa parte deles sem remédios e ostentando carga de 106% na ocupação de leitos. No Paraná mais 194 mortes e 5.677 novos casos em 24 horas. No Brasil 2.245 óbitos e 67.467 casos de novas infecções. Caminhamos para os 500 mil mortos (até agora 460 mil) e com 16,5 milhões de casos.

Tensão

Persiste uma divisão acirrada no STF, agora não mais em função da Lava Jato, mas de qualquer forma exibindo um claro problema de doutrina. E isso se anotou na decisão de não acatar a delação do ex-governador carioca Sergio Cabral envolvendo supostas vendas de sentença em favor de ex-presidente da Corte. Ainda que a matéria envolvesse questão corporativa, o divisor de águas ficou caracterizado nos sete a quatro anotados.

Folclore

No momento todas as instituições estão em xeque, entre elas a das Forças Armadas e o rigor dos seus regulamentos com a infração do general Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde que decidiu defender-se e enfrentar a parada não indo para a reserva. Matéria delicadíssima, na qual o presidente intervém junto à hierarquia militar.