A Medida Provisória que capitaliza a Eletrobras, o que precede a sua privatização, quase passou do prazo de validade, mas há possibilidade de a pendência chegar ao STF face à expressão de demandas paroquiais assimiladas e que nada têm de modernas e que são um paradoxo em termos de filosofia liberal. O governo assegura que captará mais de R$ 100 bi, mas não oculta que haverá reajuste pesado como esse, anunciado ontem pela Aneel, na média de 9,1%. É difícil imaginar modernidades num país cujas forças de segurança levam dribles de um assassino (Lázaro Barbosa) escondido nas matas de Goiás por quase meio mês e que tenta mexer nas terras demarcadas dos indígenas e os enfrenta diante do Congresso com bombas de gás contra flechas e tacapes. Por sinal que o STF definiu algumas dessas áreas invadidas por mineradores e madeireiros que têm mediadores parlamentares.

Vacina suspensa

Houve suspensão em vários estados da vacinação como o havido em Curitiba, que tinha estoque de 15 mil doses, e em São Paulo, onde mais de 300 postos de imunização não contavam com o produto em estoque. Essa falta de continuidade é que explica a maior das deficiências na campanha nacional. Ao lado da notícia ruim, as boas como a chegada de 451 doses no Paraná e do avião em Guarulhos com 1,5 milhão de doses da Janssen de aplicação única. Outro informe perturbador em Sampa: a taxa de letalidade entre gestantes e puérperas é a pior desde o início da pandemia e mesmo assim a vacinação nesse é abaixo do esperado. No país 899 óbitos entre domingo e segunda e mais 43.413 infecções em 24 horas. Mortes chegam a 503 mil e casos a 18 milhões. No Paraná mais 13.582 casos e quase 30 mil óbitos.

Estresse

O estresse gerado pela pandemia traz carga de novas doenças, como enxaqueca e herpes zoster, e em Curitiba surpreende a incidência de queimaduras. Há piora em doenças crônicas e, de um modo geral, na saúde mental. 45% da população de 30 países, segundo Instituto Ipsos, registrou piora leve ou intensa no equilíbrio mental e nessa lista o Brasil com 53% é quinto com pior índice. Aline Vitali da Silva, do ambulatório de Cefaléia da PUC de Londrina, afirma que na prática os gatilhos de estresse, ansiedade e insônia aumentaram muito.

Indústria

Registrou-se aqui no Paraná o terceiro maior crescimento industrial do país em dez anos no Brasil, um desses momentos o da chegada das montadoras, que aliás aparecem muito antes nos primórdios da Cidade Industrial com a Volvo e a das máquinas agrícolas. Destaque pela força dos investimentos com o complexo da Klabin.


Rejeição

O Procurador da República, Augusto Aras, pediu ao STF que rejeite a ação de Bolsonaro contra medidas restritivas no Paraná adotadas por Ratinho Junior.

Folclore

Desigualdade racial é mais chocante justamente nas regiões mais ricas do país, como o Sul e o Sudeste. É que o confronto se torna mais nítido onde a demografia é mais concentrada. A igualdade virou obsessão, mas aparenta ser insolúvel.

mockup