Bolsonaro segue a mesma técnica de Trump: a alegação prévia de fraude eleitoral e que deu na invasão do capitólio. E isso se dá num mau momento do presidente nas pesquisas, com a reprovação de 51% do eleitorado e uma derrota no segundo turno, se é que haverá, por 58% a 31%. O cantochão do voto impresso, seguido da ameaça de que se não houver também não haverá eleições, está aí apesar da oposição aberta dos magistrados eleitorais. Enquanto isso segue a CPI sustentando a queda de Bolsonaro, que apela a grosseria para dizer que não responde a carta que lhe foi enviada e se sustentava no clima deixado pelos irmãos Miranda de que o avisaram das trutas.

Na verdade está faltando a amarra das pontas para adensar a carga no caso Covaxin e a convocação de burocratas não rende o que os inquisidores pretendem. A CPI parece fazer um suspense com o depoimento do líder Ricardo Barros, que insiste numa antecipação. Governo aposta em exageros como o da prisão de Roberto Ferreira Dias para um oportuno racha nos integrantes da CPI, cuja maioria apoiou o presidente Omar Aziz.

Delta

Mal surge uma novidade na pandemia, como a das variantes e sua possível carga, e aparecem com velocidade surpreendente os respectivos estudos. É o que se dá com a delta, indiana, e da qual já há no Paraná vários portadores. Um desses estudos indica que ela pode contornar anticorpos de curados e vacinados. Impressiona a velocidade da resposta da ciência, pois a primeira identificação dessa mutação genética foi em outubro de 2020.

Melhora

Conforme boletim da Fiocruz, houve uma queda de 94% para 89% na taxa de ocupação de leitos de UTIs e refletida na linha descendente de taxa de mortes pela primeira vez. No Brasil superamos os 530 mil mortos e tivemos entre quarta e quinta 1.733 óbitos e 53.874 casos que se aproximam de 20 milhões, em Curitiba 21 mortos e 751 casos.

Adágio

Pedágio rima com adágio que tanto o acompanha e agora o Tribunal de Contas anuncia severa investigação sobre obras não feitas, ainda que comprometidas contratualmente, e o desprezo ao formalmente estabelecido. Como dizia Drummond: "Mundo, vasto mundo// se eu me chamasse Raimundo/ isso seria uma rima, não uma conclusão".

Abuso

A mais recente fiscalização sobre postos de combustíveis na terra espantou: dos 300 inspecionados quase dois terços (185) estavam com alguma irregularidade.

Aposta

A aposta do governo é num racha da CPI depois da prisão de Ferreira Dias. De racha podem não entender, mas de "rachadinha" sabem tudo.

Folclore

Afinal, Bolsonaro respondeu à carta dos dirigentes da CPI: ele a considera uma resbosta à altura.