A chegada do trem numa cidade é uma festa, a retirada dos trilhos também. Anuncia-se de novo que Curitiba e região metropolitana serão liberadas dos trilhos. A promessa é antiga, vários estudos de engenharia definiram como isso se daria. Da mesma forma que o trilho condiciona, é cogitado até para linha de transporte coletivo, a retirada não é nada simples. A complexidade do convívio com as passagens de nível é fator contínuo de acidentes, apesar do sistema de sinalização e alerta.

O fato é que convivemos mal com o sistema e a simples lembrança de que temos de moderna a ligação Guarapuava-Cascavel e sem vinculação eficiente com os portos é fator de lamentação permanente. De vez em quando planos governamentais falam na retomada dos trilhos ajustadas a um sistema nacional. Passado o ruído, a defasagem persiste. Logo no início do seu governo, Ratinho Junior voltou a falar no porto bioceânico como Lerner e José Carlos Martinez e ficou tudo na mesma.

Front

Pelo quinto dia consecutivo Curitiba tem menos de 4 mil casos, no Brasil entre sábado e domingo tivemos 204 mortes e 11.149 infecções em 24 horas, na capital 7 mortes e 148 casos. É aprovada a operação com células-tronco no trato da Covid. Paraná supera 39 mil mortos. Mas o afrouxamento tem resistência: enquanto São Paulo adere ao público no futebol, o Conselho do Athletico decide não admitir público na Arena da Baixada. No Rio segue o debate de festas de fim de ano e carnaval sem restrições. E vejam essa da CPI da Covid: médicos que denunciam a Prevent receitaram "Kit Covid" para si próprios, embora se dizendo pressionados. É teatro do absurdo para ninguém botar defeito. Renan Calheiros, ante isso tudo, diz que a CPI não vai miar. Será, na perspectiva dele, um urro de leão com Bolsonaro devidamente enquadrado.

Sobe-desce

Pelo terceiro mês consecutivo cai agora em 0,7% em agosto a atividade industrial. Há recuo em 15 das 26 atividades. No ano ainda está positiva em 9% e nos doze meses acumulados em 7%. O fato é que 7 em cada 10 empregos se originam nas micro e pequenas empresas.

Offshore com dois

Da listagem de mais de 300 nomes que exploram offshore em paraísos fiscais temos duas figuras de primeiro plano do governo Bolsonaro: o ministro Paulo Guedes (que quis tirar taxação do Imposto de Renda), da Economia, e Roberto Campos Neto, do Banco Central. Augusto Aras, Procurador-Geral da República, mandou abrir apuração preliminar sobre o tema. E na Câmara Federal cogita-se da convocação de Paulo Guedes para explicar-se. Quando deputado Bolsonaro chamou o uso de paraíso fiscal de assalto. Até agora nada disse sobre offshores dos seus ministros.

No PP

A ida de Jair Bolsonaro ao PP está encontrando resistências e Arthur Lira, presidente da Câmara Federal, fará o possível para contorna-la . Vai ter dificuldades no centrão, pois Jair quer como compensação escolher candidatos pelo partido ao Senado.

Embalo

Funcionalismo municipal apronta a greve na outra semana, mas está perdendo o embalo: é que o STF suspendeu os reajustes da categoria por mais de uma vez.

Orçamento

Persiste a ameaça de um deficit orçamentário em no mínimo R$ 2 bilhões para 2022. Expectativas otimistas com a arrecadação se sustentam no bom desempenho, mas isso não basta,

Folclore

Documentos exibidos pelo Wall Street Journal indicam que os melhores dias do Facebook já se foram. O apagão teve consequências: com a pane Zuckerberg perde US$ 6 bi e Gates o ultrapassa.