A ideia de liberar as emendas da PEC dos Precatórios em troca de transparência pode ter, como já foi previsto, um desfecho anedótico: o detalhamento do racha de favores entre beneficiários mostraria as diferenças de tratamento e haveria confronto. Caberia aí a piada de gosto discutível de que transparência demais, excesso de luz, acaba cegando, uma espécie de efeito Drácula, cujo ajuste à claridade extrema, solar, meridiana, é impossível.

Rosa Weber negou o bloqueio na tramitação, mas quatro ministros votaram pela interdição em votação virtual. Um dos testes políticos mais relevantes seria o dos partidos de oposição e sua reversão, especialmente a liderança de Ciro Gomes, do PDT, ao suspender sua candidatura presidencial no sentido de pressionar a maioria folgada que votou com o governo. E se não for atendido tira o time de campo ou expulsa a maior parte da bancada? A questão da PEC fez o dólar subir a R$ 5,54.

Transição

Apesar do bloqueio do Tribunal de Contas, do governo e da maioria parlamentar, à transição para as novas concessões do pedágio (que negariam às atuais concessionárias o direito de participação no certame) a Econorte se comprometeu a manter serviços de guincho e socorro médico de graça por um ano em acordo com o DER. Houve abertura de envelopes de dois lotes (Norte e Campos Gerais) para serviços de conservação. E como fica a declaração de inidoneidade das empreiteiras?

Front

Entre domingo e segunda tivemos 118 óbitos e 6.152 infecções no Brasil, no Paraná 23 mortes e 1.176 casos, em Curitiba 2 mortes e 67 casos. Em pesquisa de outubro da Confederação Nacional de Municípios se constatou que 25% das cidades estavam com falta de vacina e em 70% havia disponibilidade, seguindo-se daí um sistema de intercâmbio. Em 1,5% das cidades havia mais imunizantes que o necessário. Em Glasgow, na primeira semana da COP26, duplicaram os casos de Covid. Reversão ocorrida em vários países europeus recomenda cautela em relação a planos de flexibilização como esses aqui adotados.

Stalkers

Inscrita no Código Penal, a perseguição virtual para aterrorizar mulheres e dominá-las, o stalking, virou moda e no Paraná a polícia registra 12 denúncias diárias. Há um problema: a justiça nem sempre acata reparação nesses casos.

Área crítica

Dentre as áreas críticas do governo federal a da Educação é a de efeitos mais traumáticos. Está expressa na situação do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos com a demissão em massa de 33 coordenadores do Enem. Nada menos de três ministros ocuparam a pasta e a herança não é pequena.

Baleias etc

Em apenas um mês houve nas praias do Paraná o encalhe de 300 animais marinhos, entre eles, dezenas de baleias jubarte. O Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal fez o acompanhamento, inclusive tratando muitos deles e devolvendo-os ao mar.

Diabetes

Só neste ano diabetes causaram uma morte a cada cinco segundos no mundo. Sua incidência aumentou cerca de 16% desde 2019. Hoje 537 milhões de adultos na faixa etária de 20 a 79 anos apresentam a moléstia. Há uma previsão alarmante de que até 2030 o número de doentes chegue a 643 milhões de adultos. A Covid evidenciou o quanto essa patologia agravou a situação ao lado da hipertensão. Especialistas sugerem que há uma espécie de pandemia de "diabesidade", soma do mal com obesidade.

Folclore

Se a Econorte se comprometeu a manter guincho e socorro médico, gratuitos, por um ano, por que não se explorou essa perspectiva com outras empreiteiras? Como ajustar isso à condenação prévia de ficarem impedidas de novas concessões e ainda por cima atribuir ao seu comportamento, ao longo dos anos, de inidoneidade? Pelo jeito a novela vai continuar com os altos e baixos de sempre.