Havia ainda 72 pontos de bloqueios nas estradas quando se iniciava formalmente o processo de transição do governo. A anomalia mostrava que não há vacina possível para garantir o ritual democrático enquanto persiste o uivo dos inconformados, bandeiras à mão, em sanha golpista. Bolsonaro é o Trump tropical que resiste como possível candidato futuro e influente na eleição de agora. Nos EUA há mais garantia de que as tropelias, inclusive a da invasão do Capitólio, serão punidas, o que não se dará aqui pelo menos com a abrangência necessária. O cerco dos quartéis dá uma ideia a que ponto chegou o golpismo que para os fanatizados era uma revolução. Quem pagará o prejuízo gerado? O tipo de batalha que tivemos não foi daquelas alegóricas comum em nossos carnavais de confete e serpentina e o apelo presidencial para remoção dos bloqueios veio três dias depois do estrago. Tudo precisa ser bem analisado e, conforme as circunstâncias, punido. Não há tentativa sem ação e o que foi atentado precisa e deve ser punido. E não se deve levar como folclore a manifestação nazista em Santa Catarina já examinada pelo Ministério Público.

Cop27

Lula foi convidado pelo presidente do México para a Cop27 e sua aliada, ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, já afirmou categoricamente que o Brasil não fará chantagem, como estava ocorrendo. Esse é um outro transe na transição e com aberta postura antigoverno com a estratégia de alinhamento à questão climática. O Brasil, como peça importante, desse xadrez era engajado e isso não foi seguido pelo governo. ``O afastamento era político´´- diz Marina- "e esse laço programático e político foi restabelecido." Se o estilo do governo for mantido pode dar trombada.

Levantamento

Houve prisões, multas, processos. Mas a oposição política do Paraná vai ao STF exigir a ampla punição da sedição até para que esse processo de bloqueio não vire um modismo. Aliás ele já era com manifestações sindicais inclusive fechando estradas com a maior naturalidade e até protestos de populares contra mortes no trânsito na base de queima de pneus e interdição de rodovias. Foi preciso um de dimensão maior para ver como se cultiva a ditadura de forma indireta.

Front

Covid ainda em queda: 30 óbitos em 24 horas e 4.267 contaminações entre terça e quarta, no Paraná 169 casos e um óbito. Na pandemia um dos papéis importantes foi desempenhado pelos bancos de sangue no monitoramento dos surtos. No início achava-se que todos se infectavam ao mesmo tempo, o que não é verdade. Houve heterogeneidade extrema no Brasil com diferenças por grupos e variação de letalidade. Outro feito dos estudiosos foi um novo método de diagnóstico que identifica anticorpos contra a Covid-19 em apenas cinco minutos.

Contra bloqueios

Tanto a organizada do Corinthians como a do Coritiba desfizeram bloqueios dos golpistas, os primeiros rumo ao Rio de Janeiro para enfrentar o Flamengo e os segundos para jogar em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. E nem sempre as negociações se deram na base do fair play. São dois fanatismos, diferentes nas origens, mas semelhantes na intolerância e na determinação. Parece que o do torcedor leva a vantagem da permanência que o outro não pode manter.

Chuva, lado ruim

Lado bom da chuva: as barragens pela primeira vez garantem o suprimento de água com 100%. Já tem o lado ruim representado pela expansão da dengue em 1291 casos, 3 de Chikungunya e nenhum de Zika.

Vice em startup

Curitiba foi apontada em certame internacional como a segunda melhor estruturada em termos de startups do Brasil.

Lavajatismo

Um parlamentar do Paraná, Fábio Oliveira, fez uma escolha ideológica incomum para atuar no legislativo: quer agitar a bandeira da Lava Jato e os símbolos de combate à corrupção e à impunidade.

Contra as urnas

Em meio ao silêncio de Bolsonaro, enquanto se espraiava a tentativa de golpe com o bloqueio das estradas, ele teria pedido aos militares, em consulta à pasta da Defesa, argumentos contra as urnas eletrônicas e não teve a resposta que pretendia. Aliás a Defesa nunca disse o que viu em sua auditoria.

Orçamento

Botar a mão no orçamento é uma das pretensões do PT que quer assumir com alta real do mínimo e sustentar o Auxílio Brasil de R$ 600. Pode aí haver curto circuito na transição.

¨¨

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1