O IBGE tem lançado ultimamente indicadores em torno da igualdade: lembra, por exemplo, que 1% mais ricos ganham 35 vezes mais do que a metade mais pobre e mostra que a média salarial do brasileiro caiu muito no ano passado e é a mais aguda em oito anos. Os 27 milhões que não terão auxílio emergencial assinalam que até na extrema pobreza se dá a deformação. A igualdade, como ensinava Norberto Bobbio, é dos valores da Revolução Francesa o mais socialista, enquanto a liberdade pode estar mais à direita. No espectro ideológico entre ultravioleta e o infravermelho temos os tons, os matizes, que ora aproximam, ora afastam. O fato é que estamos num porre de igualitarismo em meio à questão do racismo, fator de aberrante desigualdade.

Mutirão

Na agência do trabalhador na capital havia ontem nada menos de 420 vagas de emprego, a melhor resposta para o maior dos problemas atuais e também fator da igualdade, trabalho este para Curitiba e Região Metropolitana. Continuamos bem, os paranaenses, nessa pendência como um dos mais generosos espaços do país, graças à dinâmica e modernidade de nossa economia.

Jogo de braço

O Senado tem projeto mais palatável para a PEC dos Precatórios, mas a base aliada na Câmara Federal se mostra angustiada com o veto do STF, por 8 a 2, contra o abominável orçamento secreto e as emendas do relator e temendo perder a verba resiste furiosamente ao reajuste dos servidores federais. Por sinal que a Polícia Federal quer investigar possível caso de corrupção na hipótese.

Pedágio

Pelo jeito não teremos transição pacífica durante a não prevalência do pedágio. Há a reação do Tribunal de Contas, fortíssima, contra a troca de obras não realizadas pelo serviço gratuito de guincho e ambulância por uma das concessionárias. Afinal, o TC, em parecer fundado de Nestor Baptista, exige a declaração de inidoneidade de todas as concessionárias. Que fim levou o construído em 15 audiências com mais de 3mil sugestões? Agora temos na terça-feira o estudo do setor tecnológico da Universidade Federal, contratado especialmente, para confronto com a visão ministerial para os novos contratos e também as do DER e da Agepar.

Quinto, não terceiro

No campeonato da vacinação o Paraná chegou, no meio da semana, a terceiro lugar, mas nos últimos levantamentos retornou ao quinto. Por sinal que andam anunciando que iremos de novo superar os gaúchos no ranking de renda interna. De vez em quando chegamos lá, mas a maior frequência favorece o Rio Grande do Sul. Quanto à pandemia tivemos entre quarta e quinta 279 óbitos e mais 12.735 infecções registradas em 24 horas. A Anvisa questiona o Ministério da Saúde sobre a decisão de liberar a dose de reforço e de aplicar a vacina da Janssen, antes de dose única, agora em duas doses.

Racismo

Ratinho Junior apostou forte na alternativa dos colégios cívico-militares. Um deles, na capital, foi cenário de atos racistas por parte de alunos contra uma estudante negra ameaçada de morte. É obscurantismo para ninguém botar defeito.

Paleontologia

No sítio arqueológico, paleontológico, de Cruzeiro do Oeste, uma descoberta de dinossauro baixinho, menos de um metro de comprimento, e banguela, o Berthasaura Leopoldinae. A Universidade do Contestado de Santa Catarina tem ali um QG científico e o número de feitos desse núcleo é bastante apreciável.

Folclore

Agora até o Tribunal de Contas da União quer investigar o Inep e o Enem. Houve um caso anômalo com acesso de policial ao ambiente em que são elaboradas provas do exame. O Inep impôs sigilo no processo que investiga o caso.