Agora até mesmo no arraial bolsonarista todos defendem a democracia e a fidelidade da urna. Juntaram-se fatores regionais, como o dos ministros da Defesa, aos internacionais, como a manifestação de outros países, e virou consenso até apoiado por Arthur Lira, presidente da Câmara. Mas Bolsonaro não perde o jeito e chamou os manifestos em elaboração de "cartinhas que não precisamos".

Resgate

Nada menos de 334 trabalhadores, na maioria domésticos, foram resgatados da condição análoga à escravidão no mês de julho e isso em vários estados. A domesticidade favorece o mimetismo da situação afrontosa. O Ministério Público do Trabalho está em cima do assunto.

Recessão

Pelo jeito a recessão tecnicamente chegou nos EUA: pela segunda vez consecutiva, agora no segundo trimestre, o PIB caiu O,9%. Se lá está assim dá para imaginar o que pode acontecer com a gente. Nossa inflação perdeu pique (10,pouco no ano) e tivemos 277,9 mil vagas de trabalho.

Front

Em 2021 a cada hora 5 pessoas foram infectadas pela HIV/Aids. Entre terça e quarta na Covid 308 óbitos e 46.461 infecções, no Paraná 24 mortos e 2.010 casos. A ocupação de leitos na rede aumentou em junho. Novo caso de cura de HIV, o quarto no mundo, não é aplicável em larga escala. Esse paciente teve remissão longa após receber transplante de medula de pessoa com mutação genética. Houve certa sorte do doador de medula ter a mutação e o receptor ser compatível.

Os de rua

Em São Paulo fervem as soluções para moradores de rua: casas modulares vão receber até quatro pessoas nesse tipo de situação. Imóveis de 18 m2 são instalados na região central e a ideia é acolher 1.400 moradores. Problemas massivos, soluções massivas, mas até quando ?

Drogas

Cocaína não identificável no teste rápido é apreendida de qualquer modo. Ocorre que esse tipo de droga representa menos de 1% das apreensões do Denarc, segundo a polícia paulista.

Amparo

Há no Paraná 2,7 mil crianças e adolescentes em abrigos regulares e em lares de acolhimento. Não é fácil administrar esse processo além da já natural complexidade dos casos na órbita jurídica.

Humor

Para o setor industrial aparenta a curto prazo não haver esperança. O que é o anverso do que se dá no comércio, onde há relativo otimismo com o movimento de compras.

Matinhos

Boas novas em Matinhos não se limitam ao engordamento da praia (promessa de várias décadas só agora cumprida), já que se anuncia feito imobiliário da maior relevância: a construção do primeiro espigão no morro da praia.

Revisão do IPTU

O Tribunal de Contas está convencido de que o valor venal cobrado pelas prefeituras representa em média 30% do preço de mercado e por isso recomenda maior apuro nas revisões periódicas. Normalmente, como se viu em Curitiba e Londrina, a resistência se dá com os proprietários e contagia vereadores.

Jovens

Conforme o Datafolha em sondagem em 12 capitais, Lula tem 51% entre jovens contra 20% de Bolsonaro e 12% de Ciro Gomes. As aparições de Simone Tebet, ora consolidada como postulante, tendem a aparecer nas próximas pesquisas, o que não significa que encarna a 3ª via.

Ucrânia

O Brasil tinha convênio com a Ucrânia no campo aeroespacial. Que know how teria adquirido quando depende tanto, agora de foguetes dos EUA, na reação aos russos no sul do país? A distância não é problema para balísticos de última linha. Seria interessante ver aquele cenário de torres de Moscou alcançado per eles, só para dar uma equilibrada .