Num país capitalista, quando há ameaças de quebra, como a da Evergrande, já se sabe que medidas adotar, mas quando isso testa o regime chinês fica estranha, no ponto de vista ideológico-doutrinário, qualquer mobilização salvacionista. Como o modelo tido como comunista, com um pilar destacado na tecnologia, convoca empresas e as estimula para competirem em seu território, se houver a intervenção, será para salvar a cara do país e não de uma empresa e atuar no sentido de diminuir o poder dos monopólios. Essas deformações aparentam ser mais apropriadas ao capitalismo, que tem entre seus feitos, aquele dos anos trinta, com o estouro, o cracking, da Bolsa e recentemente a saga imobiliária das propriedades submetidas a avalanche hipotecária em 2008 que levou o governo a resgates de US$ 188 bilhões em favor das empresas Fannie Mae e Freddie Mac. E no meio do entrevero o governo chinês se empenha numa estratégia de igualdade até 2049, quando a república popular comemorará seu 100º aniversário.

Operadora devassada

No momento, além de casos da Covaxin, a CPI se volta para as ações da Prevent Senior, que confessou, através do seu executivo Pedro Benedito Batista Júnior, alterar o código de diagnóstico para pacientes com o novo coronavírus e assim deixasse a doença de ser mencionada em prontuários após 14 dias de internação. A operadora é acusada de ter experimentado em pacientes diversos remédios ineficazes contra a pandemia sem aval da Anvisa nem dos doentes ou responsáveis. Um dossiê de 15 médicos da empresa entregue à CPI traz tais relatos estarrecedores. Entram em cena o kit Covid e o tal do tratamento precoce. Como se vê, a investigação não se limita ao jogo lobístico e grande número de picaretas, mas também a infrações graves na burla da deontologia médica.

O Ministério Público pede a suspensão do "kit Covid" na Prevent Senior e pede ainda indenização.

Debate

Há um novo capítulo na desavença sobre os colégios cívico-militares que o governo Ratinho Junior estimula a todo vapor ante a reação, como sempre pesadíssima, da APP Sindicato e áreas pedagógicas. O confronto ainda não aqueceu o suficiente, mas o governador está propondo a extinção do cargo de diretor militar dos colégios sob o novo regime.

Efeitos

Há muitos efeitos da pandemia e entre elas o agravamento da situação geral dos transportes coletivos, que não se trata de fato isolado mas em escala até mundial. Em Curitiba o empenho para salvar as empresas é de tal ordem que a Câmara Municipal vota em regime de urgência novos repasses a empresas. De um modo geral o sistema é subvencionado em alguns casos em até 60% dos custos. O contrário de tudo isso se dá em Araucária, que baixa pela quarta vez as tarifas locais. É verdade que aí há subvenção especial diversa da que se concede a pequenos municípios que oferecem o serviço gratuitamente.

Juros

O Copom do Banco Central elevou a Selic de novo em 1 ponto para 6,25%/ano. No comunicado o BC indica que fará mais uma elevação da mesma dimensão no fim de outubro para 7,25%. Há críticos, dentre eles ex-diretores do Banco Central, o quadro macroeconômico exigiria atuação mais agressiva para conter a pressão inflacionária num ano eleitoral. Há quem preveja a Selic perto dos dois dígitos no início de 2022.

Depurador

O Senado, tido como Câmara Alta, tem função revisora e agora ele a exerceu, de forma exuberante, ao barrar a volta das coligações partidárias que havia passado na PEC da reforma eleitoral.

Folclore

Como costuma fazer no Brasil, Bolsonaro cumprimentou sem máscara seus apoiadores na saída do hotel em Nova York em aglomeração depois de seu ministro, Marcelo Queiroga, com quem teve contato, estar comprovadamente contaminado. Hoje, por força da quarentena, não deve sequer fazer suas aparições no cercadinho do Alvorada.