A grana que estava na cueca era para pagar funcionários, e o descontrole do senador Chico Rodrigues se devia ao "terrorismo" da ação policial. Ora, para quem é investigado tudo aparenta terror, como se viu ao longo do mensalão e da Lava Jato. A certeza da impunidade é que produzia essa visão de fato deformado e que retorna, triunfante, com o desgaste das forças-tarefas, ora favorecido pelos três poderes. Como o caso do senador teve a intervenção do STF, com o ato de suspensão abre-se o espaço para novo confronto intrapoderes, embora o ministro Luis Roberto Barroso tenha adotado a cautela de submeter sua intervenção ao poder originário, o Senado. Esses conflitos, tanto esse da cueca como o outro que libertou André do Rap, oxigenam as instituições e isso é visível na decisão de Luiz Fux no primado do colegiado sobre decisões monocráticas.

Descompasso

O conflito EUA x China, permeado pela opção presidencial de alinhamento aos Esteites, criará problemas com a Huawei e a tecnologia do 5G, já que o possível banimento da chinesa levará o pais a pagar mais caro pelo avanço da 5ª geração que demoraria até quatro anos para ser tocada porque as teles teriam que trocar os equipamentos. Bolsonaro está empenhado na regulação de intercâmbio fiscal com os americanos.

Homicídios

Depois de uma queda acentuada desde 2018, a taxa de homicídios no Brasil subiu 7,1% no primeiro semestre deste ano, apesar da epidemia: 25.712 foram mortos, um a cada 10 minutos, segundo o Fórum de Segurança Pública. Piores registros no Rio, Norte e Nordeste.

Um tiroteio nesses dias no Rio acabou em sequestro de um trem.

Sangue e medula

Estoques de sangue e medula permanecem críticos e Hemepar à convocação de doadores. A pandemia desmobilizou o setor.

Reação

Nas agências do trabalhador do Paraná há 2.579 vagas de emprego, das quais 1.427 são de Curitiba. É sinal de reação positiva. Uma das tendências dos últimos tempos é a existência de maior número de vagas no interior.

Flexibilização

Tanto Curitiba como Londrina adotaram medidas de flexibilização. Também em áreas onde há abuso, como na Bahia, houve esse tipo de concessão, com práticas de esporte nas praias. Isso apesar de ter havido uma concentração de três mil pessoas nas ruas e sem máscaras, evento checado e interrompido pela polícia.

Folclore

Bolsonaro reclamou de um candidato de Curitiba que se declara por ele apoiado e é seu inimigo e de muito tempo. Quem é o cara não foi revelado.