Uma das peças no discurso oficial sobre Curitiba é a do ajuste à tecnologia, inovação e alusão sistemática à "cidade inteligente". Não foi o que se viu na centralização das vacinas no Parque Barigui, fato em si incompatível com o sentido geral da luta contra a Covid com a aglomeração e consequentes abalos no processo. O empenho em diminuir os riscos de contaminação não foram levados em conta, isso sem falar nos impactos que obrigaram à suspensão das vacinas. É a dicotomia teoria-prática exposta, como se dá sempre em vários níveis de administração.

Inquérito contra Pazuello

Apesar dos esforços para evitar o envolvimento do Exército, já que o ministro da Saúde é general da ativa, está aberto o inquérito na Polícia Federal em torno das omissões da pasta na pandemia, em especial o caso da Amazônia e das mortes por falta de oxigênio. Além disso, há a prensa do Judiciário, através de Lewandowski, do STF, que deu prazo para Pazuello responder à inquirição. É seguramente mais um front de crise.

Perdas

Apesar dos 52,6 mil empregados com carteira assinada, mais uma vez em segundo lugar logo depois de Santa Catarina no ranking, mais da metade do empresariado paranaense perdeu cerca de 40% do seu faturamento em 2020. E depois de semanas o estado deixou de figurar entre os que tinham registro de casos e óbitos em queda.

Novos ministérios

Bolsonaro, envolvido como nunca na eleição das duas casas do Congresso, está disposto a descumprir outra de suas promessas eleitorais, a de reduzir o número de ministérios até porque decorriam da abominável "dá cá, toma lá", para ajustar o aparato ao processo de negociações em andamento. É possível que evite reforma ministerial com a criação de novas pastas. Com todos os pedidos de impeachment e desgastes, Jair Bolsonaro lidera todas as pesquisas para 2022. Isso desarma os impulsos da oposição em surfar em tantos e inumeráveis dados negativos.

Vacina econômica

Qual a preocupação maior de Londrina quando constata que pelo segundo ano consecutivo perdeu vagas de empregos? No campo institucional quem deu a resposta nesta FOLHA foi o jornalista Tadeu Felismino, presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano, em que cuida de apelar à mobilização geral pelo plano diretor como resposta de longo prazo para as demandas da região. Primeiros passos pela Cidade Industrial já foram dados e isso parece responder a uma das carências da região no aporte industrial. A coerência do sistema econômico e social virá através do Plano Diretor.

Folclore

O Brasil está como o coxa no campeonato nacional no enfrentamento da pandemia: é, segundo o australiano Lowy Institute, o 98º do ranking, liderado por Nova Zelândia, Vietnã, Taiwan, Tailândia. Uruguai aparece em 12º, Chile em 89º, os EUA em 94º mais Colômbia e México à nossa frente. Pelo tom parece coisa da oposição.