Como se percebe - e isso cresce com a rescisão da Bharat contra a Precisa Medicamentos -, tentativa também é delito. Por sinal que no regime militar uma tentativa do governador Leon Peres de acerto na Estrada de Ferro Central do Paraná foi motivo para sua derrubada. Cassou-se no furto frustro. Gravíssimos de um modo geral os casos elencados na CPI e que revelam aguda vulnerabilidade do poder público federal. A Bharat nega autoria de documentos enviados à pasta da saúde e trata-os como fraude. É verdade que as transas acabam não se consumando, o que não anula o iter criminis, o deboche. O fato de não se concluírem as jogadas ardilosas e não se configurar o prejuízo há crime a ser punido. Tal qual uma tentativa de envenenar a água pública numa estação de tratamento.

Três mosqueteiros

A bancada paranaense do Senado é uma das mais sólidas representações do Podemos que sempre apoiou as ações do juiz Sergio Moro na cruzada contra a corrupção e a impunidade, marcas bem brasileiras. Essa atuação, que ganhou destaque internacional, desnudou o que havia de farsa nas batalhas anteriores em nome de um moralismo abstrato e sem clara objetividade, como o praticado pela UDN, União Democrática Nacional. A Lava Jato foi fundo e pela vez primeira pegou os donos da política nacional e seus enlaces empresariais, mormente empreiteiras do máximo porte.

Agora parte do partido acha que pelo papel desempenhado ninguém teria as condições de Sergio Moro para configurar uma terceira via fundada naqueles episódios que encanaram o que é tido como elite brasileira. Bandeiras anteriores como a de Jânio Quadros com a sua famosa vassourinha, que iria varrer para o lixo a corrupção, eram apenas demagogia e distorção populista.

Na questão interna o Podemos deve apoiar a reeleição de Ratinho Júnior e de sua principal estrela no Paraná, Alvaro Dias, para o Senado. Com o embalo da eleição presidencial e com um candidato forte, o partido tenderá a crescer nos legislativos estadual e federal.

Fila menor

A fila dos serviços previdenciários está diminuindo, mas ainda é elevado o número e em mais de 470 mil os que aguardam atendimento na perícia.

Aulas

Apesar das discussões em torno de aulas presenciais ou por método híbrido, desde ontem 90% das escolas do Paraná entraram em franca atividade. Uma preocupação assombra o pessoal da área na excepcionalidade da evasão, ameaça grave ao nosso futuro, daí a adesão a saídas emergenciais para devolver evadidos à rede. A maioria dos estados reabre escolas em agosto.

Front

Mais 1.444 óbitos pela Covid entre quarta e quinta e 49.603 infecções em 24 horas, 94 óbitos no Paraná e mais 2.306 casos. Paraná tem 64% com primeira dose e a capital com 67%.

Folclore

Líderes religiosos em Maringá foram apanhados explorando trabalho escravo de menores e vão expiar suas culpas na cadeia.