Em nível nacional a questão da pandemia é vigiada pelo TCU, que fez relevantes intervenções, razão pela qual se pede que o órgão estadual tenha presença viva na questão do pedágio sobre a qual andou fazendo mediações. Na semana um parlamentar voltou a pedir que o TCE proíba a participação das concessionárias atuais na consumação dos novos contratuais. Esse ponto de vista foi defendido nas várias sessões públicas de debates, mas ficou bem claro nos recentes leilões que elas, além da participação, levaram a melhor. A linha de argumentação tem que ser cautelosa e sobretudo consensual, como Ratinho Junior demonstrou ao presidente e ao ministro dias passados. A batalha não vai ser fácil, mas a circunstância de haver um ponto de vista comum, centrado na experiência que acumulamos, pode ter a participação da corte estadual de contas para fortalecer esse entendimento.

Cenário

Fila de ambulâncias na frente dos hospitais voltou a subir, posto que no mapa nacional o Paraná apareça como uma das unidades em queda de casos e de letalidade. Número de mortes pela Covid é três vezes maior, Paraná passa de 25 mil mortes e se anuncia terceira onda. No registro em Curitiba 27 mortes, 877 casos, 96% de ocupação de UTIs. O lockdown do fim de semana gera atritos judiciais, entre eles o da realização de concurso da Polícia Federal levado ao STF. Prefeitos do litoral botam barreiras sanitárias nas estradas. Entre quarta (19) e quinta (20) 2.527 óbitos no país e mais 83.367 infecções. Caminhamos para 16 milhões de casos e marcha para 500 mil mortes. A velocidade dos males contrasta com o ritmo dos debates na CPI e em especial a queda do ritmo das vacinações, explicada pelo não envio dos insumos, insegurança dos gestores e da população. No bloqueio dos insumos o contágio da ideologia, aliás por nós imprudentemente provocado e respondido com a sutileza da diplomacia: os chineses, fazendo suspense, anunciam a chegada da carga preciosa nos próximos dias.

Drama

Em pouco mais de dez anos, as universidades brasileiras perderam mais de 30% dos seus minguados orçamentos e constata-se que a nossa, a Federal do Paraná, só tem verbas de manutenção por mais quatro vezes. Um drama, ou uma trama, devidamente anunciado. Num país em que há flagra de cocaína num avião da FAB, ignorar em um mês 10 e-mails da Pfizer sobre vacinas é a normalidade viva. Enquanto isso o governo comemora o desempenho de Pazuello na CPI e a oposição o encara como fatal, esquecendo de sua condição minoritária na hora do vamos ver.

A fome

O permanente se agiganta: a fome na pandemia já afetou, segundo as pesquisas, um em cada quatro em meio a crise. Há campanhas em todo o pais, muitas delas coordenadas pela Cufa, Central Única das Favelas.

Folclore

Na CPI da Covid resume-se a tragicomédia do roto rir do remendado.