Vivemos na sexta-feira (22) horas de angústia na espera de aval da Anvisa ao lote de 4,8 milhões de vacinas processadas no Butantan e também da vinda do produto da Índia. Para dizer o mínimo, o cenário é desalentador com São Paulo acionando a bandeira vermelha das restrições e adiou as aulas presenciais. Em nove unidades do país havia aumento de casos e mortes e o Paraná figurava entre os de incidência em baixa, embora os quadros respiratórios subissem sete vezes nos registros. Chegamos a vacinar em Curitiba 2.042 e tivemos 12 mortes e 496 casos e no país houve 1.361 óbitos em 24 horas a um total de 214.228, com mais 59.946 infecções novas. Na Grande Londrina indígenas de Tamarana foram vacinados, como também os de São Jerônimo da Serra. A vacina russa, Sputnik V, começa a ser produzida no Brasil sem aval da Anvisa.

PTB racha

Ameaça de racha no PTB em função das ações de seu presidente, Roberto Jefferson, para atrair o presidente Bolsonaro. Jefferson tem estilo personalíssimo, como se viu no mensalão, e entra em choque com dirigentes regionais e municipais. Alex Canziani, presidente estadual, nega fricções, enquanto o vereador Pier Petruziello, dirigente municipal na capital, licenciou-se e ameaça deixar o partido.

A ponte

Crise na ligação com Guaratuba, com deslizamentos no porto da passagem, impediram que os ferry-boats operassem e o fato mexesse na utopia da ponte na baía, sobre a qual Ratinho Jr autorizou estudos.

Sobe e baixa

Não há linearidade nas decisões do Judiciário sobre o pedágio, ora as tarifas caem e depois sobem de novo. Agora o TRF-4 suspendeu o reajuste da EcoCataratas. Até quando? O bloco parlamentar que se uniu em torno do tema quer previsões para que a anomalia acabe. Não vai ser fácil.

Impeachment

Em função do ocorrido na pandemia (em especial o drama previsível da falta de oxigênio em Manaus e mais o aberto ceticismo em relação a vacinas), faz crescer o pleito do impedimento de Bolsonaro e a OAB denuncia à OEA o governo pela condução da questão sanitária. Esse órgão já condenou o Paraná duas vezes por questões de terra na crise de Campo Bonito e na execução do líder sem terra Teixeirinha, governo Requião, e na morte de um PM na entrada da cidade na gestão Lerner.

Presencial

No jogo de braço da eleição na Câmara, Rodrigo Maia levou a melhor com a decisão da ministra Rosa Weber para que a sessão em debate seja presencial. No momento, Baleia sofre com a debandada de deputados do PSL. Como o voto é secreto, aposta-se na traição.

Aforístico

Por causa do insumo chinês, governo baixa o tom diplomático também na questão da tecnologia 5G da Huawei, fator de trombada.