A anulação de sentenças contra alvos da Lava Jato continua com a maior naturalidade: depois das de Lula e de Eduardo Cunha anuncia-se uma das muitas que atinge Sergio Cabral, ex-governador do Rio. E assim por diante até ficar impossível fazer uma apreciação distanciada desses fenômenos. Isso tudo terá impacto no processo sucessório, nuns casos favorecendo Sergio Moro e em outros prejudicando-o. Essa condição de julgado o mantém em sua pré-candidatura, mas com uma deficiência clara – a de que não pode ser apenas um pregador moralista, mas com programa nítido em áreas da educação, saúde e economia principalmente. O desmonte do maior processo brasileiro contra a corrupção e a impunidade segue sem acidentes, porém se revigora no andamento da campanha.

Perde da BolívIa

Por incrível que pareça o Brasil perde até da Bolívia em termos ambientais: no seu território há áreas protegidas em 46% da bacia do Alto Paraguai, enquanto o percentual despenca para 2% em nosso país. Isso foi constatado ontem, data de aniversário de 20 anos da Polícia Federal Ambiental, que constata a brutal queda de sua atuação neste governo.

Delegacia móvel

Como uma das peças fundamentais da Operação Verão, a delegacia móvel da Polícia Civil deve entrar em ação na temporada do Litoral. Além dos elementos de segurança como sempre entrarão em operação os postos salva-vidas com deslocamentos da PM e bombeiros e também as atuações no campo da remoção do lixo e permanente ação ambiental.

Riscos

Alertas da Defesa Civil e de órgãos técnicos apontam para os riscos de fortes temporais até a próxima quarta-feira em boa parte do território paranaense.

Pandemia

A despeito da preocupação com a variante ômicron (11 casos até agora no país e a revelação do primeiro morto pela cepa no Reino Unido) segue a tendência de queda de mortos com 82 no país, um óbito no Paraná e 790 casos. A partir de ontem houve cobrança de certidão de vacina com o bloqueio de viajantes não vacinados em aeroportos e fronteiras. De outro lado, a pasta da Saúde informou ter recuperado dados após o ataque hacker. Há um estudo em que o reforço da Pfizer funciona contra o ômicron.

Masterplan

Semana passada a empresa Macroplan entregou o Masterplan Londrina 100 anos. O plano estratégico levou 13 meses para ser concluído e deve nortear as políticas públicas pelas próximas duas décadas. Há planos específicos para a educação, industrialização, segurança e um dos projetos prioritários é o de cidade inteligente. O processo foi democrático e com ampla participação dos vários segmentos da população.

Pesquisa

Levantamento da CNI, Confederação Nacional da Indústria) ouviu 2.014 pessoas em todo o país e nele Lula marcou 68% e Bolsonaro 14%. Esse é o pensamento da opinião pública não militante. As mulheres consideram a situação da pandemia gravíssima (58%) e os homens (49%).

Explicação

No início de 2022, Campos Neto, presidente do Banco Central, terá de enviar carta a Paulo Guedes, ministro da Economia, com as razões do estouro da meta de inflação pré-fixada, detalhará métodos para ajustar rumos e definir o prazo em que isso será feito. É um dos ônus da independência do Banco Central. Paradoxal, não?

Folclore

No fatiado da PEC dos Precatórios ainda não se chegou a um consenso na Câmara e no Senado e percebe-se que essa é a máxima prioridade para o governo no sentido da reeleição, o Auxílio Brasil, no qual tentará melhorar seu desempenho nas pesquisas. Contornado o veto do STF empenham-se deputados e senadores naquilo que no momento é mais relevante do que qualquer reforma: a reeleição deles e de Bolsonaro, a aspiração dominante.

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina.