A atmosfera persiste tóxica em termos ideológicos, como se viu em Londrina na rejeição ao Conselho LGTB. Os que perderam não se consideram derrotados e os 12 vereadores que derrubaram a iniciativa do prefeito Marcelo Belinati celebraram. A verdade é que o esticar da corda deixa questões mais sensíveis como essa com poder traumático. Se muitas das pendências como a da decisão do STF sobre o casamento homoafetivo, que obteve unanimidade favorável, fossem submetidas a um referendo teriam muito voto contrário. Tudo aquilo que aparenta consenso estaria sujeito a reproduzir quadros como esse de Londrina em que a inclusão é submetida a choques e a outro impulso da moda, o cancelamento.

Humor zerado

Mais um Datafolha em destaque mostra o trabalho do Congresso reprovado por 44% dos brasileiros. A reprovação é equivalente aos 45% que viam o trabalho da Câmara e do Senado como ruim ou péssimo em dezembro de 2019. O ceticismo é presente em tais sondagens, quando a referência for a qualquer dos poderes, do Executivo ao Judiciário. Houve um tempo no Brasil em que qualquer manifestação de pessimismo era "progressista", daí as análises com essa carga em levantamentos como os do IBGE e a notória seletividade daí resultante. Nos jornais se captava essa divisão: o Estadão mais equilibrado, a Folha de S. Paulo acentuando dados negativos. Nem documentos como as Encíclicas escapavam desse divisor com os trechos progressistas destacados e os da moderação e contenção como se estivessem fora do contexto. É o aproveitamento ideológico e oportunista a cargo de especialistas em síntese bibliográfica e epistemológica.

Vexame

Não bastou a sequência de situações controversas em Nova York, com vários membros da delegação brasileira contaminados, dentre eles o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e as piadas feitas caricaturando a postura dos nossos representantes, em meio a crise de energia proporcionamos mais uma: a usina termelétrica GNA 1, no Rio, parou de operar quatro dias depois de inaugurada e passou mais de dois dias sem gerar energia.

Em alta

Voltamos a figurar no mapa sanitário no "vermelho", que significa aumento tanto de mortes como de casos. Já o país registra quedas, com alguns vendo nisso a próxima normalidade, inclusive cuidando de carnaval, festas de fim de ano e volta de público aos estádios. Entre quarta e quinta tivemos 661 óbitos e mais 25.348 infecções em 24 horas. Em Minas Gerais a Polícia Federal conclui que a falsa enfermeira Cláudia Mônica Pinheiro Torres de Freitas deu golpe ao aplicar soro em empresários ao preço de R$ 600 por duas doses.

Desnacionalização

A catarinense Hemmer foi adquirida pela Kraft Heinz, multinacional americana, que passa a operar no mercado brasileiro de molhos, condimentos e conservas. Heinz opera no segmento premium, a Hemmer no preço intermediário e a Quero como marca popular e as três passam a disputar juntas negócio que movimentou R$ 18,5 bilhões no ano passado. A empresa do catchup Heinz não descarta novas aquisições para ganhar escala.

Ipec sonda

Segundo o Ipec, Lula está à frente de Bolsonaro com mais de 20 pontos, mas os demais candidatos não destravam: Ciro Gomes não passa de 8% ou 6%, Sergio Moro 5%, João Doria 3%, Mandetta 3%. Doria e Ciro atacam PT, mas são advertidos por seus eleitores que Bolsonaro é pior.

Folclore

Afinal, o leilão da 5G já tem data: a Anatel fixou-a para 4 de novembro, quando já soubermos dos efeitos políticos e sociais da CPI senatorial da Covid.