|
  • Bitcoin 121.259
  • Dólar 5,0515
  • Euro 5,2137
Londrina

Luiz Geraldo Mazza

m de leitura Atualizado em 01/07/2022, 03:04

Sinais bons

PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 01 de julho de 2022

Luiz Gustavo Mazza
AUTOR autor do artigo

menu flutuante

Pela primeira vez no ano a indústria paranaense supera números de 2021. Junto a essa notícia outra mais surpreendente: caiu a taxa de desemprego no Brasil para 9,8%, segundo o IBGE. Até maio teríamos 10 milhões e 631 mil fora do mercado. Junto a essas vieram outras como a retomada de produção da Audi no Paraná que investirá R$ 100 milhões para reativar linha, suspensa em 2020, e aguarda créditos tributários retidos no governo. E há também o anúncio de investimento de R$ 881 milhões da Volvo.  Dá até para render, como sempre, um relativo oba oba. O Paraná encerrou maio com saldo positivo de 13.894 vagas e no acumulado do ano 75.990 postos. Londrina em maio gerou 911 postos e acumula nos cinco primeiros meses 2.602 novas vagas.  

Alckmin, o posto 

"Não existe governo Lula, existe o governo Lula-Alckmin", segundo o ex-presidente. Por sinal que nos encontros com empresários o ex-governador de São Paulo vira o posto Ipiranga do ex-presidente, notadamente quando se trata de análise macroeconômica e projetos de reconstrução do Brasil. 

Corrupção 

"Apenas pontual, não endêmica". É assim que Bolsonaro está dimensionando a corrupção em seu governo. Agora com o caso do Ministério da Educação em vistas de gerar uma CPI ( e avaliada sob sigilo do STF a atuação presidencial) somada aos abusos do ex-presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, por assediar moral e sexualmente as funcionárias o clima nada tem de bom, embora a tramitação tranquila da PEC dos combustíveis. Daniela Marques, braço direito do ministro Paulo Guedes, assumiu o comando da Caixa. O Ministério Público do Trabalho e o TCU vão agir, entre outros, contra o "Pedrão da Caixa".

Front

Não vacinados ou com vacinação incompleta aparecem como maiores vítimas da Covid no Paraná. O avanço da síndrome da garganta está levando a pasta estadual da Saúde à abertura de mais leitos hospitalares. No país entre terça e quarta houve 294 mortes e 76.263 infecções em 24 horas. Em Curitiba 4 óbitos e 1.132 infecções, casos ativos 7.424. 

ICMS 

No aguardo das decisões sobre o ICMS ainda há esperança nas ações do ministro Gilmar Mendes, do STF, tentando conciliar União e estados, já que o situacionismo tem maioria segura no parlamento para implementar as medidas desejadas. O cancelamento do recesso no legislativo estadual advém dessa conjuntura.     

Transportes 

A justiça determinou reajustes de 22 a 28% nas tarifas de ônibus intermunicipais do Paraná. A coisa está bem apertada com a inflação galopante.

Zoonoses

Sete estados brasileiros, em função do desmatamento e vulnerabilidades sociais, correm alto risco de enfrentar surtos de zoonoses, segundo estudos da revista Science Advances. São eles Amazonas, Roraima, Amapá, Acre, Rondônia, Maranhão e Mato Grosso. Já no Distrito Federal e outros 11 o risco é médio e nas demais unidades da Federação baixo. Zoonoses são doenças transmitidas de animais para humanos, a varíola dos macacos entre elas. 

Religião 

Há queda significativa aos locais de culto no Brasil e é cada vez mais baixo o número de contribuições. Frequência a cultos caiu de 65% para 53% nos últimos seis anos, segundo o Datafolha em sondagens de 2016 e 2022. Maioria é cristã, 51% católica e 26% evangélica e 2% adventistas, espíritas 2% e umbandistas 1%. Dá para lembrar agora nos vinte anos da morte de Chico Xavier nas celebrações em Uberaba.     

Salário por ajuda 

Vereadores de São Paulo pretendem uma lei que assegure salário a quem abrigar em sua casa moradores de rua. São Paulo perdeu o mínimo controle sobre esse problema, daí a sugestão solidária.

Folclore 

Seguidores de Alvaro Dias não acreditam que Sergio Moro o ultrapassou nas pesquisas. Essa é uma espécie de conformismo pra lá de ativo. 

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.