A inflação que espantou o presidente do Banco Central vai criar traumas no desabastecimento: vai faltar dipirona injetável, conforme aviso do laboratório que importa o produto. Como há dependentes do produto, o conflito não será pequeno com a Agência Nacional de Saúde. O efeito para a maioria será no preço dos alimentos, como se observa na escalada nos supermercados.

Até na cama

O senso de disciplina é maior, bem maior, na China do que no Brasil: o lockdown mexeu na vida dos casais que não podem mais dormir no mesmo leito em Xangai. Aqui a queda das máscaras animou o setor de eventos, que sofria economicamente com as restrições. A queda segue: 39 óbitos no domingo e 6.711 novas infecções.

Breque oficial

O governo, que imagina um efeito pior do que a CPI da Covid no caso dos pastores, levou três senadores à retirada das assinaturas da nova CPI, anulando-a em seus efeitos políticos desgastantes. Mas a Comissão senatorial dá sequência a seus trabalhos com ou sem CPI, mas com os pastores.

Mais "rolo"

Empreiteira do Maranhão, Engefort, sediada em Imperatriz, conquistou 53 das 99 licitações de pavimentação da estatal Codevasf, sozinha ou acompanhada de empresa de fachada em nome dos irmãos de um dos seus sócios. Em Minas, onde atuam mais de 200 empresas de construção pesada, ela concorreu sozinha e ganhou 10 de 21 pregões.

PIB e agronegócio

A MB Associados mostrou que estados atrelados ao agronegócio tiveram seu PIB ascensional com Mato Grosso do Sul 4,9%, Tocantins 4,7, Goiás 4,5, Paraíba 4, Espirito Santo 3,9, Santa Catarina 3,6. O Paraná aparece em 13º, logo depois do Rio Grande do Norte, com também 0,7. Para se ter uma ideia dos efeitos em São Paulo, maior economia do país, o crescimento estimado no período é de 1,3%. O fato é que a alta das commodities beneficia apenas parte das unidades da Federação. No acumulado de 2020 a 2022 15 unidades da Federação - 14 estados e o DF - devem ter variação superior à do PIB brasileiro, segundo a MB Associados.

Vacinação

Números oscilam, uns dão a população com esquema vacinal completo em mais de 80%, mas há números mais conservadores, como o de que seriam no máximo 75,3%. Sabe-se que os que não completaram a segunda dose chegariam a 18 milhões. O negativismo fez escola.

Descontentamento

Várias categorias de servidores federais fazem manifestações contra o governo tal qual se viu ontem, diante da agência previdenciária da Cândido Lopes, em Curitiba, com um grupo de servidores do INSS.

Rotina

Todo início de semana dá motivo para acreditar na densidade da economia paranaense: havia, outra vez, um número apreciável de empregos com carteira assinada nas agências do trabalhador: 9.530 vagas.

Chio

A Latam, Gol, Azul e Passaredo, representadas por seus presidentes, foram ontem ao gabinete do ministro Paulo Guedes, da Economia, reclamar do óbvio, centro de todas as preocupações, o preço do querosene de aviação, e aproveitar para pedir alívio tributário ao setor.

Folclore

Imaginou a situação de um parlamentar que assinou um pedido de CPI e que é monitorado pelo governo? O caso recente dos pastores é elucidativo: como acentuou a charge da imprensa, "na casa do Senhor não tem CPI, xô CPI". Chô, Satanás.