Finalmente se deu o esperado: a relatoria da CPI segue com Renan Calheiros, com o STF se negando a interferir em assunto regimental, de "interna corporis", no parecer do ministro Lewandowski. Como o espaço do governo se estreita, apela-se para as provocações, como a do senador Flavio Bolsonaro lembrando que a CPI não incorpora mulheres e que isso leva jeito de discriminação e algumas das guerreiras prometem reagir. Essa pode resultar mais eficaz do que demandas judiciais.

400 mil

Chegamos aos 400 mil mortos e isso dá posição de destaque negativo ao Brasil, como de resto em tudo que se refere à pandemia, à exceção da melhora com as ações de Marcelo Queiroga, inclusive acertando com Pfizer e Janssen, a primeira com um lote de 1 milhão de doses, ou seja, 1% do previsto. Isso se dá num momento em que há 3.163 mortes e 79.726 casos (Paraná com 3.885 casos, 210 óbitos, Curitiba 2 óbitos). A capital entra na bandeira laranja por 14 dias e as flexibilizações darão ao Dia das Mães porte de normalidade, bares até às 21 horas e briga para liberar casas de festas. Argumento perigoso, o de que numa festa de 5 mil pessoas teria havido seis casos de infecção. Esse tipo de raciocínio é de alto risco. Dentro em pouco chegaremos aos 15 milhões de casos.

Sinais

Em 70% dos municípios do Paraná houve números positivos de emprego, o varejo estaria com valores da pré-pandemia. Ratinho mandou mensagem de auxílio às micros e pequenas empresas (86,7 mil delas) já aprovada no legislativo. A questão dos alugueres continua pressionando a inflação, apesar do avanço das renegociações com 32% de alta anual.

Capitais

A primeira remessa da Pfizer será dirigida às capitais por terem melhores condições para conservar o produto em baixíssima temperatura. Em Curitiba há ultrafreezers em quantidade adequada.

Pesquisa

Pesquisa do Instituto Multicultural (parceria com a Folha e Rádio Paiquerê 91,7) coloca o prefeito Marcelo Belinati com 74% no enfrentamento da pandemia. Já 50% dos entrevistados criticam a postura do presidente Bolsonaro (43,5% o aprovam) na gestão do tema principal.

LSN, a questão

Juristas liberais entendem que a Lei de Segurança Nacional não poderia ser recepcionada pela Carta de 1988. Ainda agora e por unanimidade no STF ela foi acolhida para tornar Daniel Silveira como réu. Há esforço parlamentar para mexer naquilo que os mais ferozes críticos chamam de anti-lei.

Folclore

Enquanto a Lava Jato estava em alta os políticos se mostravam mais contidos, a consciência de culpa afinal atingia quase toda fauna. Nos transbordamentos da CPI da Covid no Senado dá para perceber como se sentem todos mais soltos. Há quem ache bom pra democracia, mas péssimo para a luta contra a corrupção e a impunidade.