O clima é apropriado para as generalizações: a ação da PF no Rio e São Paulo seria réplica de Bolsonaro a seus inimigos governadores. Não era e vinha assentada em decisão do STJ para autorizar medidas de buscas e apreensões. Mas nos discursos do ex-juiz e agora governador Wilson Witzel isso se daria em outros estados, o que realmente pode ocorrer se houver desvios em compras de equipamentos e insumos para o combate à pandemia no meio de sórdida especulação em torno de respiradores, que oscilava de pouco mais de R$ 40 mil a R$ 240 mil por unidade.

A decisão do STJ é da semana passada e centrada em apuro de investigações e acabaram levando o computador e o celular do governador carioca e será que não podem fazê-lo com o do presidente? Estaremos diante de uma Lava Jato 2?

Visita inesperada

A ida de Bolsonaro à Procuradoria da República é interpretada como pressão sobre Augusto Aras, que está para decidir sobre vídeo da reunião ministerial, o que deve acontecer no curso da semana. Também assim foi vista aquela com empresários ao presidente do STF. O fato é que a despeito de tudo, em especial da atmosfera tóxica, as instituições funcionam como se deu na decisão do ministro Celso de Mello na divulgação quase integral do vídeo.

Usinas

Há muitas queixas sobre autorizações para a construção de usinas, e isso vinha ocorrendo há bastante tempo, e aquela referência do ministro do Meio Ambiente de que era necessário fazer passar a boiada, embora ferisse os ecologistas, foi apoiada em anúncio de página inteira assinado por dezenas de confederações e sindicatos sob o título "No meio ambiente a burocracia também devasta". Pois agora pelo menos no Paraná há autorização para a construção de 15 usinas hidrelétricas.

Juiz pelado e drogado

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça aplicou pena em juiz do interior por ter se exibido nu num clube da sua comarca e ainda fazer uso de tóxicos.

OMS adverte

Além da condenação formal à cloroquina, a Organização Mundial da Saúde afirmou nesses dias que o Brasil precisa testar todos os casos suspeitos e fazer o rastreamento, sem o que não pode abrir mão do confinamento. É preciso desacelerar o contágio intenso para então cuidar da economia. No Brasil temos 374.898 casos, com 23.473 mortos, no Paraná 2.331 casos e 156 óbitos.

Flexibilização

No primeiro dia de abertura de shoppings houve na capital intensa fiscalização para ver se os cuidados sanitários eram respeitados. Houve vistoria em 26 deles e a interdição de cinco bares.

Vertical, não

O ocorrido em São Paulo derruba a tese do isolamento vertical, pois ficou demonstrado que os casos de Covid-19 em crianças de até 9 anos subiram de 15 em abril a 775.