Sem incidentes
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 22 de agosto de 2023
Luiz Geraldo Mazza
Apesar do clima prévio, o leilão do Edital 1 do pedágio na Região Metropolitana da capital sai nesta sexta feira (25) e provavelmente sem incidentes, apesar do engajamento adverso de alguns deputados estaduais. Há uma preocupação dominante nos processos de privatização para que não se repita o erro havido na BR-040.
Emprego
Melhorou no mês o indicador de empregabilidade com 16 mil vagas com carteira assinada nas agências do trabalhador. Trata-se de avanço discreto em torno de mil vagas provavelmente numa definição de tendência.
Brics
Lula vai ao encontro dos Brics na África do Sul com o propósito imediato de aumentar a representação diplomática naquele país. Putin terá presença apenas virtual na condição de chefe de Estado.
PIB
Conforme a agência Focus do BC, o PIB de 2023 fica em 2,29% e a previsão para 2024 fica entre 1,30% ou 1,33%.
Censo
Um problema sério foi gerado pelo Censo: de cada 8 cidades uma perde verbas por ter havido queda na população. São 710 municípios que pedem recontagem para não perderem verba. O engajamento no Censo demográfico é a forma possível de evitar tais prejuízos.
Mais fiscalização
A tragédia havida com o ônibus da torcida corintiana recomenda reforço na fiscalização dos contratos dessas empresas com baixa vistoria das condições operacionais do veículo, que no caso foi ausente. O hábito dessa contratação sem cautelas é um risco permanente.
Polêmica
STF liberou juiz para atuar em causa de escritório de parente. Votaram contra Edson Fachin, Luiz Roberto Barroso e Rosa Weber. Não votaram ainda Carmen Lúcia e André Mendonça.
Joias
Investigação sobre o caso das joias presenteadas pode dar em peculato e lavagem de dinheiro. Em caso de condenação poderiam resultar em prisão com regime fechado. Daí o clima de tensão que cerca os vários casos.
BR-376
Desde segunda até quinta-feira à noite e de madrugada haverá restrição de tráfego na BR-376. Situação persiste novelesca.
Lobby intenso
Percebe-se a concentração agora no Senado de lobbies em função da reforma tributária. Famílias estão antecipando heranças e doações, daí o atropelo.
A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da FOLHA

