Decisão do TSE é firme. Segundo o ministro Alexandre de Moraes, quem usar fake news terá o registro da candidatura cassado. Como quem cassa é quem julga poderemos ter aí o choque mais contundente da eleição.

Sem cultura

Intelectuais e artistas foram ao Congresso pedir aos parlamentares que derrubem os vetos de Bolsonaro a duas leis de incentivo à cultura, num total de R$ 6,8 bi. Isso num momento de aperto e cortes orçamentários na saúde, educação, tecnologia e até defesa. Além dessas razões está ainda a ameaça de não haver recursos para o aumento de 5% ao funcionalismo. É, como se vê, tudo difícil, quase impossível.

Arma não resolve

Para 72% dos entrevistados pelo Datafolha, a posse de arma não amplia segurança. Não faz tempo tivemos um referendo nacional esmagador contras armas, o que mostra a evidência de que Bolsonaro é o dissenso contra todo tipo de consenso, seja esse o do meio ambiente ou o da confiança na democracia para solução dos nossos problemas.

Front

Maio foi o mês menos letal, apesar da alta de casos e óbitos. No Paraná, a taxa de ocupação de UTIs gerais chega a 89%. Entre segunda e terça 159 mortes e 41.480 infecções, Curitiba com 4 mortes e 1.644 infecções em 24 horas. Já há mais de 500 casos de varíola de macaco no mundo, três deles monitorados no Brasil pelo Ministério da Saúde. Comitê científico de São Paulo volta a recomendar o uso de máscaras. O prazo de validade curto do imunizante AstraZeneca exige que as redes distribuidoras avaliem demanda antes de comprar as doses.

Perdas

Uma entidade nacional abordou ontem o problema do desperdício de água no país antes de chegar ao usuário. Temos um destaque na perda de 40,1% em escala continental. No sul, a frequência é menor, mas bem acima de 30%. Qual seria a nossa situação com uma das companhias de saneamento das mais modernas do país? Aqui há as interrupções diárias no abastecimento e neste momento a queda de produção da Estação Irai afeta Curitiba, Pinhais e Colombo.

Pedágio

Pretende-se que uma audiência pública resolva de vez os problemas criados pelo abandono generalizado das praças de pedágio. Nem estando fora de cobrança deixa de irritar. O destino que se der ao tema pode influir poderosamente na eleição.

Sem debate

Bolsonaro já avisou: participa de debate só no segundo turno. Quer deixar o eventual desgaste para Lula, que na condição de polarizador levará as pauladas esperadas.

LEIA TAMBÉM:

Quebradeira possível
Olho nas pesquisas

Dengoso

O Paraná está aparecendo com destaque na questão da dengue como o terceiro estado com maior número de casos.

Pega

No pega da religião, tanto Lula quanto Bolsonaro estão fortes com os evangélicos, nos católicos o ex-presidente está um pouco melhor. Já no eleitorado feminino Lula leva a melhor em todas as faixas etárias.

Emprego

Um discreto recuo no desemprego para 10,5% atingindo massa de 11,3 milhões. Com um detalhe: a renda média sofreu baixa de 8% num ano. Drama para londrinenses, cuja cesta básica teve aumento de 21% no ano.

Folclore

O discurso conservador, enaltecendo a família e a arregimentação pelas armas, é que dá sustento ao apoio do agronegócio a Bolsonaro. É que o combate a invasões de terras é um dos pontos máximos de convergência.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.