O União Brasil tem uma fórmula para a terceira via: convencer Sergio Moro a trocar o Podemos por uma frente que tem experiência do poder. É o lance do momento, o mais forte, que acena mobilização capaz de mudar inteiramente o cenário. E isso se dá depois de uma questão menor: a saída de Cesar Silvestri do Podemos para o PSDB e habilitar-se ao governo paranaense. São fatos paralelos na aparência, embora o traço de varejo do caso regional. União Brasil, soma do DEM com o PSL, carrega, entre outras coisas, a vivência interna do bolsonarismo e as razões da ruptura e, sobretudo, um dote bilionário. Fica bem claro que Moro, o que mandou prender Lula e gente de outros partidos, com apoio de duas instâncias, equilibra, em ações históricas, com os polarizadores e com perspectiva de prensá-los outra vez.

Front

Está meio amarrado o meio de campo entre a Anvisa e a pasta da Saúde no caso do autoteste nos entendimentos para a liberação, enquanto se apura que no Rio um certificado falso de vacina é cotado a R$ 200. A Anvisa liberou a Coronavac para a faixa de 6 a 17 anos, vetando porém o grupo de 3 a 5 e proibindo a imunização aos menores imunocomprometidos. Entre quarta e quinta tivemos 324 óbitos e 168.060 infecções, em Curitiba 2 mortos e 2.454 infecções. Um documento forte de mestres universitários faz um cálculo de quanto custou o atraso de 30 dias para a aplicação da vacina da Pfizer. Enquanto há essas reflexões Amazonas bate recorde de casos (7.505 infectados na quarta e o maior número anterior foi de 5.009 em janeiro do ano passado). .

Carnaval

Não há clareza sobre o carnaval, embora já interditado em vários estados em função da aceleração de casos da Covid. Guaratuba, nossa maior praia, decidiu na sexta aboli-lo.

LEIA TAMBÉM:

Escalada rotineira
Água sem crise

Cocaína

Carga de cocaína de 7,4 milhões foi apreendida no Paraná. As maiores apreensões se dão na malha portuária em contêineres devassados pela Receita Federal.

Economia

O rodizio da Sanepar teria gerado uma economia de quase 90 bilhões de litros de água na Região Metropolitana de Curitiba, segundo estudos recentes. O sacrifício do usuário deveria mexer na política tarifária da Sanepar, já questionada duramente pelo Tribunal de Contas.

Câmbio

Para reduzir as tensões felizmente a questão cambial mudou e o dólar chegou a R$ 5,41, o menor registro em dois meses.

Folclore

O TSE é fonte permanente de atritos com áreas de interesse do governo e isso por motivações óbvias como a campanha já desmoralizada contra as urnas eletrônicas. E no momento o TSE faz restrições profundas ao Telegram.

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da FOLHA

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link