Consumada a derrota de Requião no MDB, a alternativa de novo partido, que sempre foi seu aliado, é o PT, com um detalhe: lá será comandado e não comandante. Um dos melhores momentos da carreira do ex-senador foi o de sua eleição para prefeito de Curitiba, em que não mandou e simplesmente foi apoiado: Zé Richa, fazendo o papel de São Cristóvão para Jesus, o carregou nas costas e outros como Canet, Alvaro Dias, Maurício Fruet, Aníbal Curi, todos na mesma aliança, o levaram à vitória sobre Jaime Lerner. É a partir do mandato de governador, que veio depois, que passa a exercer o seu estilo um tanto quanto imperial.

Há portanto possibilidade de continuar na política, só que agora sem mandonismo, notadamente se a escolha for o PT. Mudar de estilo, depois de tanto tempo, será inevitável, a não ser que opte por legenda de menor expressão. Um fato pode ser destacado: a fidelidade ao MDB, por uma via autoritária, mas com forte retorno, marcou sua existência até a hora da desolação com a derrota para o Senado.

Esperança

A bandeira amarela em Curitiba está sendo vista com esperança para o setor de bares e restaurantes, capaz de recuperar os prejuízos acumulados. A flexibilização é vista como redentora e acredita-se que isso será visível na celebração do Dia dos Pais, que no ano passado foi o pior da história e as entidades do setor, como a Abrasce, preveem aumento de 32% nas vendas. Também a perspectiva com a pandemia melhorou significativamente: o número de casos caiu pela sétima semana seguida, embora tenha havido alta de óbitos. No Brasil, 464 mortes e 20.503 casos.

Emprego

O IBGE, pelo jeito, não vai entrar em debate com o ministro da Economia, que acusou seus métodos de análise estarem na idade da pedra lascada. Mas com a sutileza apropriada aos educados fez referência ao peso estatístico dos níveis severos de informalidade. É verdade que o número de empregos formais - como o registro de um milhão e meio no semestre - surpreende e havia, entre nós, 3.147 vagas formais nas agências do trabalhador e aludia-se a 49 mil contratações recentes. No governo Ratinho Junior se especula que o total de investimentos pode chegar até o fim do exercício em mais de R$ 40 bilhões.

Quanto à taxa de informalidade, a Pesquisa por Amostra de Domicílios do IBGE revelou que ela subiu para 40% da população ocupada no trimestre finalizado em maio. Entre os 86,7 milhões de pessoas ocupadas no país, 34,7 milhões eram trabalhadores sem carteira assinada, os que trabalham por conta própria sem CNPJ e aqueles que atuam no auxílio à família. Na massa subutilizada - desempregados, os que trabalham menos do que poderiam e as pessoas que poderiam trabalhar e não procuram emprego - chega a 32,9 milhões.

Corrida

Há uma corrida entre instituições universitárias brasileiras pela produção de vacinas, entre elas a Federal do Paraná, que luta por recursos para atingir esse objetivo. Agora a federal de Minas Gerais, que saiu na frente, pede autorização à Anvisa para testar seu imunizante em humanos. O Paraná ultrapassou 8 milhões de doses e se classifica como o terceiro que mais vacinou e esperava-se em Viracopos a chegada de 2,1 milhões de doses da Pfizer.

Folclore

A Fundação Getúlio Vargas costuma calcular o Indicador de Incerteza da Economia Brasileira e percebeu que de julho para junho houve um recuo de 3 pontos, chegando a 119,3 pontos e retornando ao nível de maio de 2021. Menções na mídia, com lastro na frequência de notícias, recuou 2,8 pontos e nas expectativas (previsão de analistas econômicos para os 12 meses seguintes) houve recuo pela quarta vez consecutiva em 2,5 pontos, menor nível desde janeiro de 2020. Sinais decorrentes, segundo técnicos da FGV, de melhora da pandemia e recuperação gradativa da economia. Onde não há certeza é nos Jogos Olímpicos, onde pisamos sempre em areia movediça.