Há previsão na indústria de contratar 9,6 milhões de trabalhadores especializados, a maior parte em engenharia, até 2025. Um quadro otimista, o que serve para temperar o cenário azedo da política.

Torres

A Aneel está com a atenção voltada para os ataques às onze torres de energia, quaro delas aqui no Paraná.

Câncer

O Brasil deve ter 704 mil casos de câncer por ano até 2025. A revelação veio de estudos de centras da área especializada.

Hidrovia urbana

Os 469 anos de São Paulo mexeram com os futurólogos que imaginam para a maior cidade do país um sistema articulado de transporte hidroviário. Aqui, estamos às vésperas de licitação, desta feita com maior abrangência metropolitana. Governo e cidades metropolitanas estão envolvidos em processo no qual intervém o Tribunal de Contas.

Bloqueio

O bloqueio nas estradas litorâneas provocado pela frequência dos deslizamentos tem forte poder de impedir o aproveitamento máximo da temporada nas praias. A despeito das praias estarem animadas a constatação é inevitável entre empresários.

Atritos

Relações entre governo e Forças Armadas persistem sujeita a atritos e deu para percebê-lo na não nomeação de ex-auxiliar de Bolsonaro, Mauro Cid, para o 1º Batalhão de Ações de Comando em Goiânia. O novo comandante, Tomas Paiva, aceitou as ponderações do Planalto. Preocupou o governo o fato de a PF ter investigado por transações suspeitas quando auxiliava Bolsonaro. Ambiente, como se vê, tenso.

Dólar

Com o ingresso de fluxos no país, o dólar deu uma baixada para R$ 5,14 e a Bolsa subiu. Tudo muito discreto, mas suficiente para animar um pouco o mercado.

Covid

Se tendências de baixa da Covid persistirem, cada vez teremos menos informes. Houve registro de 730 caos de contaminação e morte de um bebê.

Contrabando

Uma operação articulada da Receita Federal e da Polícia Federal em Cascavel ocupou justamente do contrabando, um dos crimes mais praticados na região.

Americanas

Varejista Americanas conseguiu na justiça desbloquear R$ 1,2 bi que estavam no BTG. Obteve decisão favorável envolvendo valores em poder do Safra e do Votorantim.

Itaipu

Direção bolsonarista na binacional antecipou nomeação às vésperas de o PT assumir. O vice-almirante Anatalício Risden Júnior firmou ou alterou 31 convênios ou acordos no fim de 2022, após a vitória de Lula. Destaque da Folha de S.Paulo.