A tentativa de censurar o Lollapalooza é o desdobramento normal dos abusos frequentes de regulação desde a pretensão de manter sob contenção as fake news, o que é até razoável, desde que não descambe para uma caça às bruxas. O havido com a Lava Jato e as acrobacias para condená-la colocou mal as instituições e está difícil restabelecer o equilíbrio entre elas. A corrupção ganhou força, como se viu na CPI da Covid, e agora na mediação pastoral na pasta da Educação. Afinal, quem pastoreia os pastores é a indagação do momento.

Sinais

Bons sinais: 9.962 vagas com carteira assinada nas agências do trabalhador, inclusive uma de 300 empregos em rede de supermercados, um deles com 120 vagas no bairro de São Braz, em Curitiba, mensagens em favor de policiais e do pessoal da polícia penal tramitam ao lado de medidas assistenciais com gastos em alimentação. É visível a vitalidade de nossa economia com as ofertas de emprego a cada início de semana. Apear disso pesquisa Datafolha mostra que 40% esperam piora na situação. Em dezembro eles eram 20% e os otimistas recuam de 42% para 27%.

Queda

Gente sem máscara no Lollapalooza é bem o sinal de baixa da guarda. Casos móveis de morte e de infecções em queda (no país 114 óbitos) estimulam o tal afrouxamento, mas epidemiologistas continuam fazendo advertências. Há a preocupação com o governo (Saúde), que estaria querendo faturar como obra sua o "fim da pandemia" e essa é mais uma vez a contaminação da causa pela política e a ideologia. Felizmente a vacinação, inclusive a da 4ª dose, em idosos sustenta o aparato. A Covid-19 na China pode atrasar linha 17 ouro do metrô de São Paulo. Desde dezembro o Metrô paulista espera a liberação de vistos para que três engenheiros possam participar em Shenzhem dos testes do trem que foi desenvolvido sob medida para o Brasil.

Trombada

A colisão de balsas no ferry boat, de madrugada, abalou de tal forma o governo estadual que determinou aprofundada vistoria na operação do sistema, o que levou os defensores da ponte a reclamar pela antecipação dos projetos e estudos.

Negativismo

Datafolha captou mais desconfiança quanto ao futuro e isso em função da inflação de 10,79%, em março, anualizada pelo IPCA-15 do IBGE. Com sequelas inevitáveis de perda do poder aquisitivo e a mancha, que se alastra, do desemprego, cuja taxa era de 11,2% no trimestre móvel encerrado em janeiro, conforme a Pnad Contínua do IBGE.

Guerra

Onda de cancelamentos por causa da guerra da Ucrânia desvelou a farsa sobre o fato de que nem toda vodca é russa com o ocorrido com a célebre Stolichnaya, hoje produzida na Letônia e cujo fundador foi perseguido pelo Kremlin. O grupo Stoli defende a paz na Europa e a solidariedade à Ucrânia.

Saque FGTS

A partir de 20 de abril haverá a retirada de até R$ 1.000 no saque do FGTS e a alta do juro o torna vantajoso, ainda que seja recomendável também para quitar dívida.

Klabin

Caminhões empregados no transporte de toras pela Klabin, em função de um programa de renovação de frotas, estarão à venda nos próximos dias.

Folclore

Uma das mais velhas distorções políticas é o messianismo agora também com os polarizadores do futuro pleito, Lula e Bolsonaro, como foram com Getúlio Vargas, Jânio Quadros, Fernando Collor e até Sarney. Dá para lembrar da cena curitibana do "fiscal" do Sarney que fechou um supermercado com o suposto propósito de baixar preços. Lula explora a sua prisão sem contestar a culpabilidade e Bolsonaro diz que a eleição será a do bem contra o mal,. velho maniqueísmo sempre explorado. Lula busca apoios de pastores sem distinção entre pragmáticos e idealistas.