O discurso do Brasil na ONU é tradição antiga, mas nunca foi tão submetido a análises como esse de Bolsonaro, que ao falar supostamente para o mundo e a vila deu um tom especial à sua base, cada vez mais hiper radicalizada, psicológica e emocionalmente, com a figura do chefe. Outra excepcionalidade, a ocorrência de dois casos de Covid, um deles com o ministro da Saúde, aquele que no dia anterior fez um gesto obsceno para os que vaiavam a comitiva brasileira. O plenário das nações unidas não é o cercadinho do Alvorada, mas ficou como se fosse em matéria conceitual. Mais uma razão para sua militância o exaltar como "autêntico" .

Precatórios

Os presidentes da Câmara e do Senado mais o ministro Paulo Guedes criaram o limite de R$ 39,9 bilhões para o pagamento de precatórios (dívidas do Estado reconhecidas na justiça) no rigor do teto de gastos e o restante programado para o ano (R$ 49,1 bi) ficaria para os anos seguintes, mas com a perspectiva de ser pago por meio de brechas, entre elas o encontro de contas com a União quitando o passivo com algum credor com as dívidas que tem a dele receber. O jeitinho é uma presença constante na vida brasileira e às vezes assume formas sofisticadas em meio a aquelas da tradição.

Sequelas

É espantoso o número de procedimentos médicos que deixaram de ser empregados em função da pandemia. No Hospital das Clínicas de São Paulo as cirurgias caíram pela metade. A falta de recursos e de pessoal provocou o represamento e de um modo geral a falta de remédios para câncer afeta os tratamentos no país. Entre as causas a paralisação na produção de radiofármacos derivada da falta de verbas federais para o Ipen, Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares. Quanto à pandemia a média móvel de casos e óbitos tem queda a caminho da sustentação: entre segunda e terça tivemos 484 óbitos e 12.582 infecções, média de 524 mortes, em Curitiba registro de 11 mortes. Apesar da queda da Covid, o Hospital de Clínicas não consegue, mesmo com todos os esforços desenvolvidos, retomar o ritmo normal das cirurgias.

Adolescentes

Decisão importante na semana do STF com relação à vacinação de adolescentes: cabe aos estados e municípios e Distrito Federal a decisão de promover a imunização de maiores de 12 anos, desde que atendidas as recomendações de fabricantes das vacinas, da Anvisa e autoridades médicas. A decisão é do ministro Ricardo Lewandowski e se dá no âmbito de arguição de descumprimento de preceito fundamental apresentada pelo PC do B, PSOL, PT, PSB e Cidadania na decisão da pasta da Saúde em suspender vacinação de jovens entre 12 e 17 anos sem comorbidades.

Armação

A Prevent Senior, investigada na CPI da Covid, alega estar sendo alvo de armação e que os papéis encaminhados ao órgão legislativo foram manipulados e pede providências da Procuradoria-Geral da República. A audiência de seu executivo não teve tanta emoção como a do ministro Wagner Rosário, da CGU, no dia anterior, e que acabou investigado depois que chamou a senadora Simone Tebet de "descontrolada", tida pela maioria como intento machista. O dossiê acusa a empresa de omitir sete mortes de pessoas tratadas com hidroxicloroquina.

Folclore

A ideia era encerrar as atividades da CPI neste mês, mas agora Renan Calheiros, seu relator, marcou a entrega para outubro. A minuta do relatório já conta com cinco, volumes todos com cerca de 300 páginas. Renan quer enxugá-los para um máximo de 3 volumes com 300 páginas e vários volumes de anexos. "O problema" - diz o relator - "é que Bolsonaro e os filhos criam fatos contra eles todos os dias".